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Título: IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES CULINÁRIAS EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Título alternativo: IDENTIFICATION AND DEVELOPMENT OF CULINARY SKILLS IN YOUNG UNIVERSITY

Autoria de: Andrea Marta Carbone Carneiro

Orientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Coorientação de: Patrícia Ribeiro Couto

Presidente da banca: Profª. Mariana Mirelle Pereira Natividade

Primeiro membro da banca: Andrezza Fernada Santiago

Segundo membro da banca: Patrícia Ribeiro Couto

Palavras-chaves: Avaliação nutricional, Oficinas Culinárias, Indicadores Culinários, Intervenção Nutricional, Universitários

Data da defesa: 22/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 13/12/2019

Data da publicação: 13/12/2021

Referência: Carneiro, A. M. C. IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES CULINÁRIAS EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS . 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O termo habilidades culinárias refere-se a capacidade de executar tarefas culinárias como cozimento, lavagem, descartes e outros procedimentos aplicados a alimentos e no universitário, a inabilidade culinária faz com que muitos jovens optem por fazer suas refeições fora do lar, especialmente aqueles que migraram de suas cidades e não moram mais com os pais. O objetivo deste trabalho foi investigar as habilidades culinárias de universitários e propor um modelo de intervenção nutricional para melhoria das mesmas. Realizou-se a seleção de uma amostra de 44 universitários de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, regularmente matriculados nos períodos iniciais de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Inicialmente aplicou-se um questionário para investigar questões relacionadas às características socioeconômicas, qualidade da alimentação e mensuração das habilidades culinárias. Em seguida, foram feitas as atividades de intervenção de Educação Alimentar e Nutricional, que aconteceram por meio da realização de cinco Oficinas Culinárias com duração de 3h, que abordavam temas relacionados à alimentação e culinária. A maioria dos estudantes foram dos cursos de Engenharias e Biologia (38,7). Em relação ao estado nutricional, 61,4 estudantes é eutrófico e 29,6 encontram-se acima do peso ideal. Verificou-se que 81,8 dos estudantes considera que sabe cozinhar e 52 realiza as principais refeições em casa. Em relação aos indicadores culinários, verificou-se que todos apresentaram melhora significativa do desempenho após a realização das oficinas culinárias, sinalizando que as atividades propostas contribuíram para o aprimoramento da performance culinária dos estudantes. Com base nos resultados obtidos neste estudo pode-se concluir-se que a intervenção promoveu melhoras nas habilidades culinária dos estudantes, mudanças nos hábitos alimentantes e nas atitudes culinárias. Além disso, as oficinas culinárias são uma alternativa de promoção de melhorias nos hábitos culinários dos estudantes avaliados.

Abstract: The term culinary skills refers to the ability to perform culinary tasks such as cooking, washing, discarding and other procedures applied to food and in college, culinary inability causes many young people to choose to dine out, especially those who migrate from their cities and no longer live with their parents. The objective of this work was to investigate the culinary skills of college students and to propose a nutritional intervention model to improve them. A sample of 44 university students of both sexes, aged 18 years or older, enrolled in the initial periods of different undergraduate courses at the Federal University of Lavras (UFLA) was selected. Initially a questionnaire was applied to investigate questions related to socioeconomic characteristics, quality of food and measurement of culinary skills. Then, the intervention activities of Food and Nutrition Education were carried out, which took place through the holding of five 3-hour Culinary Workshops, which addressed topics related to food and cooking. Most students were from Engineering and Biology courses (38.7). Regarding nutritional status, 61.4 students are eutrophic and 29.6 are overweight. It was found that 81.8 of students think they can cook and 52 eat their main meals at home. Regarding the culinary indicators, it was found that all showed significant performance improvement after the culinary workshops, indicating that the proposed activities contributed to the improvement of the students cooking performance. Based on the results obtained in this study it can be concluded that the intervention promoted improvements in students cooking skills, changes in eating habits and culinary attitudes. In addition, culinary workshops are an alternative for promoting improvements in the culinary habits of the assessed students.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20192201411017

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44517

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Andrea Marta Carbone Carneiro e Universidade Federal de Lavras

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