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Título: PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE PROPAGANDAS DE ALIMENTOS PRESENTES NOS COMERCIAIS DE TELEVISÃO E REDES SOCIAIS

Título alternativo: CHILDRENS PERCEPTIONS ON FOOD ADVERTISING PRESENT IN THE TELEVISION COMMERCE AND SOCIAL NETWORKS

Autoria de: Sabrina Silva Paixao

Orientação de: Maysa Helena de Aguiar Toloni

Coorientação de: Eliane Maria de Souza Xisto

Presidente da banca: Maysa Helena de Aguiar Toloni

Primeiro membro da banca: Eliane Maria de Souza Xisto

Segundo membro da banca: Ana Pereira Alvarenga

Palavras-chaves: Publicidade de alimentos, estratégias, público infantil, tecnologia, programa Bolsa Família.

Data da defesa: 17/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 01/07/2019

Data da publicação: 01/07/2019

Referência: Paixao, S. S. PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE PROPAGANDAS DE ALIMENTOS PRESENTES NOS COMERCIAIS DE TELEVISÃO E REDES SOCIAIS. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A presença da tecnologia e da publicidade infantil é indiscutível na vida das crianças nos dias atuais o que contribui para formação de consumidores precoces. Devido à sua hipossuficiência cognitiva elas são incapazes de discernir a indução de comportamento promovida nos conteúdos televisivos e demais mídias. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de crianças participantes do Programa Bolsa Família quanto às propagandas de alimentos nos comerciais de TV e redes sociais. Estudo transversal, de abordagem qualitativa, realizado com 28 crianças de 7 a 12 anos de idade na cidade de Lavras-MG. Como técnicas de coleta de dados foram realizadas entrevista em profundidade com aporte da técnica projetiva. Durante as entrevistas foram exibidos 2 vídeos comumente exibidos em TV aberta e rede sociais. Foi constatado através dos resultados que a maior parte do público analisado não possui discernimento necessário para realizar escolhas alimentares saudáveis. Foi exaustivamente relatado que a maioria das estratégias utilizadas nas propagandas tem como objetivo primordial a venda do produto. Com isso é imprescindível que haja uma regulamentação mais efetiva quanto à publicidade infantil para a prevenção de problemas prementes na realidade da saúde brasileira, especialmente de crianças.

Abstract: The presence of technology and childrens advertising is indisputable in the lives of children today, which contributes to the formation of early consumers. Due to their cognitive hypersufficiency they are unable to discern the induction of promoted behavior in television content and other media. The objective of this study was to analyze the perception of children participating in the Bolsa Família Program regarding food advertisements in TV commercials and social networks. A cross-sectional, qualitative study with 27 children aged 7 to 12 years in the city of Lavras-MG. Data collection techniques were performed in depth interviews with the contribution of the projective technique. During the interviews were shown 2 videos commonly displayed in open TV and social network. It was verified through the results that the majority of the analyzed public does not have the discernment necessary to make healthy food choices. It has been exhaustively reported that most of the strategies used in advertisements have as their primary objective the sale of the product. With this, it is imperative that there be more effective regulations on child advertising to prevent pressing problems in the reality of Brazilian health, especially children.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20191201521275

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44035

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sabrina Silva Paixao e Universidade Federal de Lavras

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