SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES (2020-2025)

Autoria de: Samara de Paula Barbosa Vitor

Orientação de: Luiz Fernando Rodrigues Pires

Presidente da banca: Luiz Fernando Rodrigues Pires

Primeiro membro da banca: Kleyton Vinicyus Godoy

Segundo membro da banca: Elivelton Henrique Gonçalves

Palavras-chaves: Educação Matemática, Educação Financeira, Ensino Médio, Racionalidade Neoliberal, Formação Omnilateral

Data da defesa: 10/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 19/12/2025

Data da publicação: 19/12/2025

Referência: Vitor, S. d. P. B. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES (2020-2025). 2025. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A Educação Financeira ganhou centralidade nas políticas educacionais brasileiras a partir da Base Nacional Comum Curricular, sendo incorporada ao Ensino Médio como tema transversal. Diante disso surgiu o interesse de analisar como a Educação Matemática Financeira vem sendo abordada nas pesquisas acadêmicas recentes. Para tanto, foram mapeados trabalhos disponíveis no Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) produzidas entre 2020 a 2025 que abordem a Educação Matemática Financeira no Ensino Médio, constituindo um corpus de análise composto pelos respectivos resumos. Sendo analisadas por meio do software ATLAS.ti, com objetivo de identificar as estratégias didáticas e as finalidades formativas predominantes. A metodologia adotada fundamenta-se na Análise de Conteúdo, articulada a categorias teóricas sendo estas a formação da racionalidade neoliberal e a formação omnilateral. A categorização realizada evidenciou a presença de tendências de caráter neoliberal expressas nos discursos sobre aut

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / matematica/index.php?dados=20252201920900

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Samara de Paula Barbosa Vitor e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo