Título: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES (2020-2025)
Autoria de: Samara de Paula Barbosa Vitor
Orientação de: Luiz Fernando Rodrigues Pires
Presidente da banca: Luiz Fernando Rodrigues Pires
Primeiro membro da banca: Kleyton Vinicyus Godoy
Segundo membro da banca: Elivelton Henrique Gonçalves
Palavras-chaves: Educação Matemática, Educação Financeira, Ensino Médio, Racionalidade Neoliberal, Formação Omnilateral
Data da defesa: 10/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 19/12/2025
Data da publicação: 19/12/2025
Referência: Vitor, S. d. P. B. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES (2020-2025). 2025. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A Educação Financeira ganhou centralidade nas políticas educacionais brasileiras a partir da Base Nacional Comum Curricular, sendo incorporada ao Ensino Médio como tema transversal. Diante disso surgiu o interesse de analisar como a Educação Matemática Financeira vem sendo abordada nas pesquisas acadêmicas recentes. Para tanto, foram mapeados trabalhos disponíveis no Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) produzidas entre 2020 a 2025 que abordem a Educação Matemática Financeira no Ensino Médio, constituindo um corpus de análise composto pelos respectivos resumos. Sendo analisadas por meio do software ATLAS.ti, com objetivo de identificar as estratégias didáticas e as finalidades formativas predominantes. A metodologia adotada fundamenta-se na Análise de Conteúdo, articulada a categorias teóricas sendo estas a formação da racionalidade neoliberal e a formação omnilateral. A categorização realizada evidenciou a presença de tendências de caráter neoliberal expressas nos discursos sobre aut
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Samara de Paula Barbosa Vitor e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo