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Título: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO CONCEITO DE ÂNGULO NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

Título alternativo: A BIBLIOGRAPHICAL SURVEY OF THE ORGANIZATION OF TEACHING THE CONCEPT OF ANGLE FROM THE PERSPECTIVE OF GUIDING TEACHING ACTIVITY

Autoria de: Carlos Fernando Costa Junior

Orientação de: Elivelton Henrique Goncalves

Presidente da banca: Elivelton Henrique Gonçalves

Primeiro membro da banca: Kleyton Vinicyus Godoy

Segundo membro da banca: Luiz Fernando Rodrigues Pires

Palavras-chaves: Angulo, Atividade Orientadora de Ensino, Ensino de Matematica, Teoria Historico-Cultural, Estado do Conhecimento

Data da defesa: 04/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 19/12/2025

Data da publicação: 19/12/2025

Referência: Junior, C. F. C. UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO CONCEITO DE ÂNGULO NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO. 2025. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades de organização do ensino do conceito de ângulo na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino apontadas em teses e dissertações. Como objetivos específicos pretende-se identificar e descrever o modo de organização metodológica utilizada para abordar o conceito de ângulo na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino nas teses e dissertações analisadas. Assim, se estabelece como pergunta de investigação Quais possibilidades de organizar o ensino do conceito de ângulo na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino têm sido apontadas em teses e dissertações? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, de caráter qualitativo. Para tanto, foi realizada, em maio de 2025, um levantamento de teses e dissertações no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando-se descritores associados ao objetivo desta investigação. A partir desse levantamento, foram identificadas e selecionadas três produções, todas dissertações, defendidas entre 2016 e 2022. As análises indicam que as pesquisas organizaram o ensino de ângulo por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. Essas Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, materializadas como jogos, histórias virtuais e situações emergentes do cotidiano, resgatam a gênese do conceito, partindo da necessidade humana de Localização e medição de rotação, para promover a significação do conceito pelos estudantes.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / matematica/index.php?dados=20252201920364

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Carlos Fernando Costa Junior e Universidade Federal de Lavras

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