SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: AS POTENCIALIDADES DO JOGO CINCO EM LINHA PARA O CÁLCULO MENTAL EM ADIÇÃO

Autoria de: Khadija Souza Enes Freire

Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale

Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Primeiro membro da banca: Rosana Maria Mendes

Segundo membro da banca: Luiz Fernando Rodrigues Pires

Terceiro membro da banca: Nilvana Moreti Ferreira Rosa - Universidade São Francisco

Palavras-chaves: Educação Matemática, Jogo, Cinco em Linha, Adição, Cálculo mental

Data da defesa: 04/02/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 20/02/2025

Data da publicação: 20/02/2025

Referência: Freire, K. S. E. AS POTENCIALIDADES DO JOGO CINCO EM LINHA PARA O CÁLCULO MENTAL EM ADIÇÃO. 2025. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este estudo busca responder à seguinte questão de investigação Quais são as potencialidades do Jogo ????????????????Cinco em Linha???????????????? para o cálculo mental em adição? E os seguintes objetivos 1. Identificar nas adições possíveis de serem realizadas no jogo, a utilização de estratégias de cálculo mental de adição propostas por pesquisadores da Educação Matemática. 2. Compreender as potencialidades do jogo ????????????????Cinco em Linha????????????????. A metodologia da pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo. Os resultados indicam que o jogo Cinco em Linha possibilita a utilização de diversas estratégias de cálculo mental, dentre elas decomposição, compensação, reta numérica e reta vazia. Alem disso, a compreensão e utilização de propriedades matemáticas e de relações numéricas. Sua dinâmica é baseada na combinação de raciocínio lógico, resolução de problemas e interação, elementos que juntos criam um ambiente propício ao aprendizado matemático.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / matematica/index.php?dados=20242202010360

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Khadija Souza Enes Freire e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo