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Título: NOVO ENSINO MÉDIO UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Autoria de: Isabella Santos Nascimento

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Helena Libardi

Palavras-chaves: educação, matemática, análise, documental, BNCC

Data da defesa: 05/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 18/12/2023

Data da publicação: 18/12/2023

Referência: Nascimento, I. S. NOVO ENSINO MÉDIO UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. 2023. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Pretendemos nesse Trabalho de Conclusão de Curso analisar como a Educação Inclusiva vem sendo apresentada nos documentos oficiais de apresentação e implementação do Novo Ensino Médio, partindo da ideia de que é direito de todas as pessoas terem acesso a uma educação de qualidade e de que, nos últimos anos, temos presenciado discursos que retrocedem em muitos anos os avanços e direitos conquistados pelas pessoas com deficiência ao acesso à escola regular e espaço comum. Dessa forma, foram elencados como objetivos 1) ????????????????demonstrar marcos históricos e legais que deram subsídio para as modificações no currículo até a proposta do Novo Ensino Médio????????????????, 2)????????????????analisar como a Educação Matemática Inclusiva, com foco na Educação Especial, está sendo abordada na proposta do Novo Ensino Médio???????????????? e 3) fazer o levantamento de disciplinas de Matemática apresentadas neste novo currículo que abordam a Educação Inclusiva de alguma forma. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de análises de documentos oficiais presentes nas páginas do MEC, Consed e do Currículo Referência de Minas Gerais e, para que isto fosse concluído, em primeiro lugar foi apresentado o currículo e como ele é pensado, discutimos o que é a BNCC, o Currículo Referência de Minas Gerais e o histórico por trás da elaboração destes documentos, qual a proposta do Novo Ensino Médio, documentos que garantem a Educação Inclusiva e o que é a Educação Matemática Inclusiva. Em seguida, foram elencados dez descritores, sendo eles inclusão, inclusiva, deficiência, deficiente, AEE, atendimento educacional especializado, necessidades especiais, necessidades específicas, educação especial e equidade. E, por meio destes descritores, foi possível observar, que de setenta e nove documentos analisados, apenas trinta e dois apresentaram algum dos descritores mencionados e muitas destas não abordavam a inclusão de pessoas com deficiência nos documentos, sendo possível observar que a educação inclusiva não têm tido espaço no que se refere a elaboração de currículos que permeiam a Educação Básica.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / matematica/index.php?dados=20232202010173

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabella Santos Nascimento e Universidade Federal de Lavras

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