Título: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANÁLISE CRÍTICA DOS ENUNCIADOS E DAS IMAGENS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)
Autoria de: Julia Avelar Almeida
Orientação de: Amanda Castro Oliveira
Presidente da banca: Prof.ª Dra. Amanda Castro Oliveira
Primeiro membro da banca: Prof.ª Dra. Rosana Maria Mendes
Segundo membro da banca: Prof.ª Dra. Evelise Roman Corbalan Gois Freire
Palavras-chaves: Educação Matemática, Estereótipos, Gênero, Representatividade, Olimpíadas de Matemática.
Data da defesa: 27/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 19/12/2023
Data da publicação: 19/12/2023
Referência: Almeida, J. A. REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANÁLISE CRÍTICA DOS ENUNCIADOS E DAS IMAGENS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP). 2023. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A presente pesquisa é uma investigação dos enunciados e das imagens das provas do Nível 1 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ?? OBMEP, tomando gênero como categoria de análise. O estudo abrange as edições das provas no período de 2005 a 2019 e 2022, excluindo-se os anos de 2020 e 2021 devido à interrupção causada pela pandemia do COVID-19. Este trabalho, teve como objetivo principal, entender como é feita a abordagem das relações de gênero nos enunciados e nas imagens de uma olimpíada presente no contexto escolar brasileiro respondendo a seguinte questão investigativa ??Como são abordadas as questões de gênero nos enunciados e nas imagens de uma olimpíada de matemática brasileira aplicada no contexto escolar???. A abordagem metodológica é qualitativa, com uma segmentação inicial entre questões de matemática pura e questões de semi-realidade. O foco da pesquisa consiste sobre as questões de semi-realidade, que foram posteriormente evidenciadas em personagens femininos, personagens masculi
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Julia Avelar Almeida e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo