Título: MULTIPLANO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA mapeamento das produções científicas
Autoria de: Ellen Thaise da Silva
Orientação de: Rosana Maria Mendes
Presidente da banca: Rosana Maria Mendes
Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Segundo membro da banca: Amanda Castro Oliveira
Palavras-chaves: Educação Básica, Educação Matemática, Multiplano, Mapeamento, Pessoa com Deficiência
Data da defesa: 04/01/2024
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 06/01/2024
Data da publicação: 06/01/2024
Referência: Silva, E. T. d. MULTIPLANO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA mapeamento das produções científicas. 2024. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Essa pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica teve por objetivo ??realizar um mapeamento de trabalhos acadêmicos que abordam o processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica utilizando o recurso pedagógico Multiplano??. Envolvendo todas e todos com deficiência, como pessoa surda, pessoa com deficiência intelectual, pessoa cega que são pessoas que aparecem no decorrer da pesquisa. A pesquisa será realizada na educação matemática, pós identificar pesquisas relacionadas ao tema procedemos ao fichamento que incluiu informações como título, autora e autor, orientadora e orientador, instituição, resumo, ano de defesa, palavras-chave, pessoas participantes da pesquisa, local, recursos utilizados, procedimentos metodológicos, instrumentos de produção de dados, conteúdos matemáticos discutidos, tipo de pesquisa e referências bibliográficas. A revisão dos estudos acadêmicos foi no período de 2002 a 2022. Os resultados evidenciam que o Multiplano foi utilizado para abordar conceitos como geometria, funções, trigonometria, cálculos e equações com estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O Multiplano em si foi criado para atender um professor Rubens Ferronato (2002) quando ele teve dificuldade ao ensinar um estudante cego.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ellen Thaise da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo