Título: TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E ENSINO DE MATEMÁTICA UM ESTADO DO CONHECIMENTO
Autoria de: Louiziane Ribeiro Carvalho
Orientação de: Kleyton Vinicyus Godoy
Presidente da banca: Kleyton Vinicyus Godoy
Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Segundo membro da banca: José Antonio Araujo Andrade
Palavras-chaves: Estado do conhecimento, teoria histórico-cultural, mapeamento, matemática, categorias de ensino
Data da defesa: 20/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 31/07/2023
Data da publicação: 31/07/2023
Referência: Carvalho, L. R. TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E ENSINO DE MATEMÁTICA UM ESTADO DO CONHECIMENTO. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A Teoria Histórico-Cultural enfatiza a importância do contexto cultural e das interações sociais no processo de construção do conhecimento. Compreender como os princípios e conceitos dessa teoria podem ser mobilizados no ensino de matemática pode contribuir para o aprimoramento da prática docente e para o processo de ensino aprendizagem. O presente trabalho pretende responder à questão O que apontam as pesquisas que relacionam Teoria Histórico-Cultural e Matemática entre os anos de 2018 a 2022? É um estudo qualitativo do tipo ??Estado do Conhecimento?? e tem como objetivo mapear as pesquisas que relacionam a Teoria Histórico-Cultural e Matemática, em dissertações e teses, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no período estudado. No total foram selecionadas 121 publicações que relacionam Teoria Histórico-Cultural e Matemática. Desses trabalhos, 28 são teses de doutorado, 53 são dissertações de mestrado acadêmico e 40 são dissertações de mestrado profissional. As publicações selecionadas estão distribuídas em 15 diferentes estados brasileiros, abrangendo as 5 regiões brasileiras. A partir das 121 publicações encontradas foi feita uma seleção para trabalhos direcionados para as categorias de ensino Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Educação Inclusiva e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Foram selecionados 17 trabalhos voltados para o Ensino Fundamental Anos Finais, 14 trabalhos para o Ensino Médio, 7 trabalhos para Educação Inclusiva e 4 trabalhos para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diferentes conceitos matemáticos foram observados para as distintas categorias de ensino analisadas. Apesar do número expressivo de publicações relacionando Teoria Histórico-Cultural e Matemática quando olhamos especificamente para a Educação Inclusiva e para Educação de Jovens e Adultos (EJA) os dados do mapeamento apontam a necessidade de mais pesquisas nestas áreas, devido ao número reduzido de trabalhos encontrados. O presente trabalho poderá fornecer subsídios para futuras pesquisas, além de promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas do ensino de Matemática na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Louiziane Ribeiro Carvalho e Universidade Federal de Lavras
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