Título: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
Autoria de: Vitória Cristina Mendes da Silva
Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale
Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Primeiro membro da banca: Kleyton Vinicyus Godoy
Segundo membro da banca: Rosana Maria Mendes
Palavras-chaves: Ensino Remoto Emergencial, Retorno Presencial, Educação Matemática, Prática Docente, covid-19
Data da defesa: 21/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 31/07/2023
Data da publicação: 31/07/2023
Referência: Silva, V. C. M. d. PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS. 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: No período da pandemia de covid-19, o Ensino Remoto Emergencial foi uma solução encontrada para a Educação não parar. Na época foi desafiador, pois era uma nova modalidade e com ele muitas questões vieram à tona, incluindo sociais, alguns estudantes não conseguiram acompanhar e estudar o que estava sendo dado por não possuírem acesso às tecnologias, como computadores e internet. Sendo assim, o retorno das aulas presenciais no início de 2022 evidenciou mudanças dentro e fora das salas de aula, não somente no que diz respeito à aprendizagem. Dessa forma, na presente pesquisa buscou-se responder a seguinte questão de investigação ????????Que percepções professoras de Matemática têm sobre o ensino remoto emergencial (ERE) e sobre o retorno das aulas presenciais, relacionadas à sua prática pedagógica?????????. Com os seguintes objetivos 1. Conhecer a relação das professoras com a Matemática e a escolha profissional 2. Conhecer as percepções das professoras de Matemática sobre o ERE e a realidade do retorno presencial e 3. Identificar como tem se desenvolvido as práticas pedagógicas para superar os dilemas e desafios. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e contou com a participação de três professoras de Matemática que participaram do PIBID e Residência Pedagógica de uma Universidade Federal localizada no sul de Minas Gerais e que atuaram no Ensino Remoto durante a pandemia do covid-19, em 2020 eou 2021, e que retornaram ao ensino presencial nas escolas. Para a constituição dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada, que foi gravada, transcrita, devolvida às participantes para aprovação e por fim analisadas. Por meio de uma análise interpretativa foi feita a análise dos dados de três eixos temáticos 1. A relação com a matemática na escola e escolha profissional 2. Experiências e a prática pedagógica no ERE e, por fim, 3. Experiências e a prática pedagógica com o retorno presencial. Os resultados mostram que são muitos os dilemas e desafios enfrentados nas duas modalidades de ensino, sendo que um dos mais evidenciados no ERE foi relacionado ao uso das tecnologias, e no retorno presencial a defasagem na aprendizagem dos estudantes. Mas também apontam as estratégias utilizadas pelas professoras para amenizar grande parte dos problemas enfrentados, além disso, foi possível identificar aprendizagens profissionais adquiridas por elas.
Abstract: In the period of the covid-19 pandemic, Emergency Remote Learning was a solution found for Education not to stop. At the time it was challenging, because it was a new modality and with it many issues came to the fore, including social, some students could not follow and study what was being given because they did not have access to technologies, such as computers and internet. Thus, the return of face-to-face classes in early 2022 evidenced changes inside and outside the classroom, not only with regard to learning. Thus, in the present research we sought to answer the following research question What perceptions do Mathematics teachers have about emergency remote teaching (ERE) and about the return of face-to-face classes, related to their pedagogical practice?. With the following objectives 1. To know the relationship of teachers with Mathematics and professional choice 2. To know the perceptions of the mathematics teachers about the ERE and the reality of the face-to-face return and 3. Identify how pedagogical practices have been developed to overcome dilemmas and challenges. The research has a qualitative approach and had the participation of three Mathematics teachers who participated in the PIBID and Pedagogical Residency of a Federal University located in the south of Minas Gerais and who worked in Remote Teaching during the covid-19 pandemic, in 2020 and or 2021, and who returned to face-to-face teaching in schools. For the constitution of the data, a semi-structured interview was conducted, which was recorded, transcribed, returned to the participants for approval and finally analyzed. Through an interpretative analysis, the data analysis of three thematic axes was made 1. The relationship with mathematics in school and professional choice 2. Experiences and pedagogical practice in ERE and, finally, 3. Experiences and pedagogical practice with face-to-face return. The results show that there are many dilemmas and challenges faced in the two teaching modalities, and one of the most evidenced in the ERE was related to the use of technologies, and in the face-to-face return the gap in student learning. But they also point out the strategies used by the teachers to mitigate most of the problems faced, in addition, it was possible to identify professional learning acquired by them.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vitória Cristina Mendes da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo