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Título: TEOREMA DE PASCAL NA PERSPECTIVA DA GEOMETRIA DE PROJEÇÕES E GEOMETRIA ANALITICA

Autoria de: Aysllan Antonio Castro da Costa

Orientação de: Kleyton Vinicyus Godoy

Presidente da banca: Kleyton Vinicyus Godoy

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Marlon Pimenta Fonseca

Palavras-chaves: Teorema de Pascal, Geometria de Projeções, Geometria Analítica, História da Matemática, Estruturas Matemáticas

Data da defesa: 27/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 28/07/2023

Data da publicação: 28/07/2023

Referência: Costa, A. A. C. d. TEOREMA DE PASCAL NA PERSPECTIVA DA GEOMETRIA DE PROJEÇÕES E GEOMETRIA ANALITICA. 2023. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho, de caráter qualitativo e de análise documental, advém de um campo pouco explorado no cenário brasileiro e com grande potencial de investigação acadêmica. O presente trabalho se propõe em apresentar uma ideia de movimento das estruturas matemáticas tomando como base o que denominamos atualmente como Teorema de Pascal ou Teorema do Hexagrama Místico, sob duas perspectivas de abordagens Geometria de Projeções e a Geometria Analítica. No campo da Geometria de Projeções, consideramos o panfleto Essay pour les coniques (Ensaio para as Cônicas) publicado em 1640 por Blaise Pascal (1623-1662) e no campo da Geometria Analítica, o artigo Demonstration of Pascal??s Theorem (Demonstração do Teorema de Pascal) publicado no ano de 1843 por Arthur Cayley (1821- 1895). Este trabalho apoia-se na História da Matemática, uma vez que, pudemos verificar uma reformulação conceitual de um tópico matemático com aspectos característicos dos períodos em que foram desenvolvidos. Assim, considerando estas duas obras como fontes históricas para investigação, pudemos perceber algumas mudanças que ocorreram nas estruturas matemáticas por meio do avanço de novas descobertas no caso de Pascal (1640), a demonstração foi realizada por meio da Geometria Sintética, enquanto, Cayley (1843) demonstrou utilizando uma Geometria Algébrica. Deste modo, acreditamos que a apresentação destas duas concepções pode contribuir como um exemplo para compreensão do movimento de conceitos matemáticos no decorrer do tempo.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / matematica/index.php?dados=20231201720515

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Aysllan Antonio Castro da Costa e Universidade Federal de Lavras

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