Título: PROPOSTAS DE COMO ABORDAR QUESTÕES QUE PERMEIAM A COMUNIDADE LGBTQIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Título alternativo: PROPOSALS ON HOW TO ADDRESS ISSUES THAT PERMEATE THE LGBTQIA COMMUNITY IN MATHEMATICS CLASSES
Autoria de: Thalison dos Santos Lopes
Orientação de: Amanda Castro Oliveira
Presidente da banca: Amanda Castro Oliveira
Primeiro membro da banca: Mario Henrique Andrade Claudio
Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Palavras-chaves: Educação, Matemática, Diversidade, LGBTQIA, Propostas
Data da defesa: 27/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 21/03/2023
Data da publicação: 21/03/2023
Referência: Lopes, T. d. S. PROPOSTAS DE COMO ABORDAR QUESTÕES QUE PERMEIAM A COMUNIDADE LGBTQIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2023. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo, propor maneiras de como abordar questões que permeiam a comunidade LGBTQIA nas aulas de matemática da Educação Básica. Investigamos trabalhos que já haviam abordado o tema nas aulas de matemática, foram realizadas pesquisas para fomentar o entendimento sobre a sigla LGBTQIA, gênero e diversidade sexual. Buscamos entender um pouco da história de vida dessas pessoas, compreender o significado do termo heteronormatividade, verificar como os documentos oficiais abordam a temática, a vivência de estudantes pertencentes à essa comunidade dentro do ambiente educacional e também a visão de docentes frente a esse assunto dentro de suas aulas. Procuramos identificar interlocuções possíveis de serem realizadas dentro das aulas de matemática, sua importância e o papel do(a) docente nesse ambiente. A pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, buscamos aprimorar o nosso conhecimento a respeito dessa comunidade visando a inserção da temática nas aulas de matemática. Foram elaboradas 20 questões que se relacionam com o tema, além disso elaboramos um plano de aula em que algumas dessas questões são propostas. Há questões que envolvem diversas reflexões a partir da comunidade LGBTQIA, além de tratarem sobre diversidade, gênero e sexualidade. Enquanto outras são oriundas do contexto tradicional dos livros de matemática, mas nas quais são incluídas possibilidades para além da heteronormatividade, com a presença de personagens pertencentes à população LGBTQIA. Esta pesquisa teve por objetivo principal promover a inserção de questões que permeiam essa comunidade, visando uma maior inclusão, respeito e promover novos conhecimentos dentro do ambiente educacional as pessoas, tanto na parte de formação de senso crítico quanto na parte dos conteúdos matemáticos.
Abstract: The objective of this work was to propose ways how to address issues that permeate the LGBTQIA community in Mathematics classes in Basic Education. We investigated articles that had already addressed the topic in math classes, research was carried out to foster an understanding of the acronym LGBTQIA, gender, and sexual diversity. We seek to understand a little of these peoples life history, understand the meaning of the term heteronormativity, verify how official documents address the theme, the experience of students belonging to this community within the educational environment, and also the view of teachers regarding this subject within of your classes. We tried to identify possible interlocutions to be carried out within mathematics classes, their importance, and the role of the teacher in this environment. The research is of a qualitative and exploratory nature, we seek to improve our knowledge about this community to insert the theme in mathematics classes. 20 questions related to the theme were elaborated, in addition, we elaborated a lesson plan in which some of these questions are proposed. Some issues involve several reflections from the LGBTQIA community, in addition to dealing with diversity, gender, and sexuality. While others come from the traditional context of mathematics books, but in which possibilities beyond heteronormativity are included, with the presence of characters belonging to the LGBTQIA population. This research had as main objective promote the inclusion of issues that permeate this community, aiming at greater inclusion, respect, and promoting new knowledge within the educational environment for people, both in terms of critical thinking and in terms of mathematical content.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thalison dos Santos Lopes e Universidade Federal de Lavras
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