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Título: ANÁLISE QUALITATIVA DOS LEITORES DE TELA DOSVOX E NVDA COMO POSSÍVEIS FERRAMENTAS PARA LEITURA DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

Título alternativo: QUALITATIVE ANALYSIS OF DOSVOX AND NVDA SCREEN READERS AS POSSIBLE TOOLS FOR READING MATHEMATICAL FORMULAS FOR VISUALLY IMPAIRED STUDENTS.

Autoria de: Victor Henrique Silva Avelar

Orientação de: Evelise Roman Corbalan Gois Freire

Coorientação de: André Pimenta Freire

Presidente da banca: Evelise Roman Corbalan Gois Freire

Primeiro membro da banca: André Pimenta Freire

Segundo membro da banca: Helena Libardi

Terceiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Palavras-chaves: Deficiência Visual, Inclusão, Álgebra, NVDA, SonoraMat.

Data da defesa: 13/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 16/09/2022

Data da publicação: 16/09/2022

Referência: Avelar, V. H. S. ANÁLISE QUALITATIVA DOS LEITORES DE TELA DOSVOX E NVDA COMO POSSÍVEIS FERRAMENTAS PARA LEITURA DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL.. 2022. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O processo de ensino aprendizagem da disciplina de Matemática é considerado desafiador no senso comum de estudantes do ensino básico e superior, o que se intensifica para o caso em que estudantes têm algum tipo de deficiência. No caso de estudantes com deficiência visual, é indispensável que haja adaptações em relação a seu acesso aos conteúdos matemáticos, tanto utilizando recursos manipulativos, quanto recursos computacionais. É importante que todos e todas estudantes integrantes do grupo participem, cooperem e se integrem ao ambiente escolar. Neste contexto, este trabalho teve o objetivo de avaliar o desempenho de dois sistemas leitores de fórmulas matemáticas. O primeiro sistema é um software livre, denominado NVDA, que utiliza a linguagem MathML, e desenvolvida pelo consórcio internacional World Wide Web (W3C). O segundo sistema é o SonoraMat, desenvolvido pelo grupo de pesquisa NCEUFRJ, que utiliza a linguagem AsciiMath para a escrita e leitura de fórmulas matemáticas, sendo ele quando executado apresenta uma forma de interação com o Dosvox. Para comparar a eficiência dos leitores de tela em questão, foi criado um arquivo composto por sete fórmulas que abrangiam os seguintes conceitos matemáticos função do 1º grau, função do 2º grau, função trigonométrica, função logarítmica, limite de uma função, derivada de uma função e integral de uma função. Para isso, foram realizadas quatro etapas criação dos formulários compostos por formulações algébricas diversificadas, a testagem das leituras utilizando os sistemas, a transcrição das leituras separadamente e, por último, a análise qualitativa dos dados das leituras. Com isso, concluímos, utilizando o leitor de tela DOSVOX, que foi possível perceber uma interface de mais fácil de manipulação, a disponibilização de uma aba de exemplos de equações matemáticas contendo todas as variações algébricas citadas acima, a possibilidades em alternância das vozes robotizadas da ferramenta em dois idiomas (português e inglês), contendo também um regulador de volume, regulador de velocidade e de altura. Já a ferramenta NVDA é bem mais complexa, pois a leitura de equações matemáticas é realizada uma reformulação em linguagem de marcação MathML e ainda não possui tradução da leitura de maior complexidade que o AsciiMath.

Abstract: The teaching-learning process of mathematics is considered challenging in the common sense of basic and higher education students, which is intensified for the case in which students have some kind of disability. In the case of visually impaired students, it is essential that there are adaptations in relation to their access to mathematical content, both using manipulative resources and computer resources. It is important that all students in the group participate, cooperate, and integrate themselves into the school environment. In this context, this work aimed to evaluate the performance of two mathematical formula reader systems. The first system is a free software called NVDA, which uses the MathML language, developed by the international consortium World Wide Web (W3C). The second system is SonoraMat, developed by the NCEUFRJ research group, which uses the AsciiMath language for writing and reading mathematical formulas. To compare the efficiency of the screen readers in question, we created a file composed of seven formulas that covered the following mathematical concepts 1st degree function, 2nd degree function, trigonometric function, logarithmic function, limit of a function, derivative of a function, and integral of a function. To do this, four steps were performed creation of the forms composed of diversified algebraic formulations, testing of the readings using the systems, transcription of the readings separately, and finally, qualitative analysis of the data from the readings. With this, we concluded, using the DOSVOX screen reader, that it was possible to perceive an interface that is easier to manipulate, the availability of a tab of examples of mathematical equations containing all the algebraic variations mentioned above, the possibilities in alternating the robot voices of the tool in two languages (Portuguese and English), also containing a volume regulator, speed regulator and height regulator. The NVDA tool, on the other hand, is much more complex, since the reading of mathematical equations is performed a reformulation in MathML markup language and still does not have a translation of the reading of greater complexity than AsciiMath.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / matematica/index.php?dados=20221201610527

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Victor Henrique Silva Avelar e Universidade Federal de Lavras

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