Título: Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma pesquisa bibliográfica acerca das motivações e dificuldades dos e das estudantes ao ingressarem na EJA e sua perspectiva com a matemática.
Autoria de: Ulisses de Melo Machado
Orientação de: Kleyton Vinicyus Godoy
Presidente da banca: Kleyton Vinicyus Godoy
Primeiro membro da banca: Mário Henrique Andrade Cláudio
Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, Motivação, Dificuldade, Matemática, EJA.
Data da defesa: 19/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 08/05/2022
Data da publicação: 08/05/2022
Referência: Machado, U. d. M. Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma pesquisa bibliográfica acerca das motivações e dificuldades dos e das estudantes ao ingressarem na EJA e sua perspectiva com a matemática.. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O presente trabalho de cunho qualitativo tem como foco fazer uma pesquisa bibliográfica sobre as motivações que os e as estudantes tiveram para retornarem para a EJA. Sendo assim, pudemos verificar que os e as estudantes da EJA retornaram para as salas de aula por almejarem melhorias no mercado de trabalho, busca por conhecimento, entre outros. O texto aborda as dificuldades encontradas por esses e essas pessoas para ingressarem e permanecerem na EJA. De acordo com a busca bibliógrafica as dificuldades relatadas pelos e pelas estudantes da EJA foram o dia corrido de trabalho, afazeres domésticos, família, etc. Além dos mais, será apresentado um breve contexto histórico da EJA no Brasil, traçando uma linha do tempo sobre acontecimentos ocorridos durante todos esses anos. Além disso, o trabalho irá abordar alguns tópicos importantes a serem questionados e compreendidos como O perfil dos e das estudantes que frequentam a EJA e também trará alguns relatos sobre os motivos que fizeram essas pessoas saírem ou desistirem dos estudos e sua alegria em retornar as salas de aula. Para finalizar, vamos falar das perspectivas que os e as estudantes da EJA têm relação à Matemática. Com isso, percebemos durante o estudo que a matemática é considerada uma disciplina difícil para eles e elas e também que os e as estudantes da EJA fazem o uso de conhecimentos matemáticos no cotidiano.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55008
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ulisses de Melo Machado e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo