Título: REFORÇO ESCOLAR NAS AULAS DE MATEMÁTICA UM OLHAR PARA PRODUÇÕES ACADÊMICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Título alternativo: EDUCATIONAL REINFORCEMENT IN MATHEMATICS CLASSES ONE LOOK AT RELATED ACADEMIC PRODUCTIONS TO THE EDUCATION OF YOUNG PEOPLE AND ADULTS
Autoria de: Anderson Felipe Jorge
Orientação de: Mario Henrique Andrade Claudio
Presidente da banca: Mário Henrique Andrade Claudio
Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Segundo membro da banca: Nilvana Moreti Ferreira Rosa
Palavras-chaves: Educação de jovens e adultos, Reforço escolar, Defasagem matemática, Educação Matemática, EJA
Data da defesa: 28/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 10/05/2022
Data da publicação: 10/05/2022
Referência: Jorge, A. F. REFORÇO ESCOLAR NAS AULAS DE MATEMÁTICA UM OLHAR PARA PRODUÇÕES ACADÊMICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2022. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Este estudo busca através de mapeamento levantar e sistematizar produções acadêmicas sobre o reforço escolar das aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo definido como uma prática que promove um processo de ensino e aprendizagem diante da retomada de conceitos e revisão de conteúdos em um modelo ou formato que melhor atenda a esses estudantes. Como problema da pesquisa apresenta a seguinte questão O que abordam as produções acadêmicas sobre o reforço escolar em Matemática na EJA? Propõe-se a conhecer a produção acadêmica sobre o tema, fazendo um mapeamento que tratam a questão do reforço, apontando propostas e dificuldades no ensino de Matemática. É apresentado um breve contexto histórico da EJA e da história da Matemática no Brasil, e como o reforço escolar acontece no ensino de Matemática e na EJA. Assim, a pesquisa teve como foco listar, estruturar e analisar publicações em artigos, teses e dissertações no Portal de Periódicos da CAPES e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes qu
Abstract: This study seeks through mapping to raise and systematize academic productions about school reinforcement in Mathematics classes in Youth and Adult Education (YAE), being defined as a practice that promotes a teaching and learning process before the resumption of concepts and content review in a model or format that best serves these students. As a research problem, it presents the following question What are the academic productions about math tutoring in YAE? It is proposed to know the academic production on the subject, making a mapping that addresses the issue of tutoring, pointing out proposals and difficulties in teaching Mathematics. A brief historical context of YAE and the history of Mathematics in Brazil is presented, and how tutoring happens in Mathematics teaching and in YAE. Thus, the research focused on listing, structuring, and analyzing publications in articles, theses, and dissertations in CAPESs Portal de Periódicos and Capess Catálogo de Teses e Dissertações that deal with the theme of s
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54890
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Anderson Felipe Jorge e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo