Título: AS POTENCIALIDADES DO JOGO RUMMIKUB PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO
Autoria de: Franciana Teixeira Franco Ribeiro
Orientação de: Rosana Maria Mendes
Presidente da banca: Rosana Maria Mendes
Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Segundo membro da banca: Amanda Castro Oliveira
Palavras-chaves: Educação Matemática, Jogo, Rummikub, Raciocínio Combinatório, Ensino Remoto
Data da defesa: 18/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 24/11/2021
Data da publicação: 24/11/2021
Referência: Ribeiro, F. T. F. AS POTENCIALIDADES DO JOGO RUMMIKUB PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO. 2021. 116 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho buscou ??investigar a utilização do jogo Rummikub com estudantes do 6? ano do Ensino Fundamental para o desenvolvimento do raciocínio combinatório??. Tivemos por objetivos ??verificar as potencialidades do jogo citado anteriormente para o desenvolvimento do raciocínio combinatório e discutir o potencial pedagógico do jogo para as aulas de Matemática??. A nossa questão de investigação foi ??Que potencialidades o jogo Rummikub pode ter para o desenvolvimento do raciocínio combinatório para estudantes do 6? ano???. Apresentamos uma reflexão teórica sobre o jogo e o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática. Discutimos a geração de situações-problema a partir da ação do jogo, como também as vantagens que a inserção de jogos nas aulas de Matemática pode proporcionar para as estudantes e os estudantes. Analisamos, por meio de uma revisão bibliográfica e por pareceres críticos, o termo raciocínio combinatório e o que vem sendo discutido sobre o conteúdo de análise combinatória nos últimos anos. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa. Diante do momento pandêmico, aconteceu remotamente com quatro estudantes com o aplicativo do jogo Rummikub e tomou como base, para a constituição e análise dos dados, os momentos do jogo descritos por Grando (2004) 1?) Familiarização com o material do jogo 2?) Reconhecimento das regras 3?) O ??jogo pelo jogo?? jogar para garantir as regras 4?) Intervenção pedagógica verbal 5?) Registro do jogo 6?) Intervenção escrita 7?) Jogar com competência. Foi possível observar que o trabalho com o jogo Rummikub desenvolveu, através de cada um dos momentos do jogo, o raciocínio combinatório das estudantes. Esse desenvolvimento aconteceu a partir das características específicas de cada um desses momentos. Podemos destacar a observação de exemplos que poderiam se tornar futuras jogadas, a compreensão dos principais conceitos do jogo, a construção de manipulações e estratégias diante das possibilidades apresentadas em cada uma das rodadas, a reflexão sobre jogadas equivocadas e a análise de situações problemas do jogo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54337
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Franciana Teixeira Franco Ribeiro e Universidade Federal de Lavras
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