Título: NÚMERO DE OURO SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Título alternativo: GOLD NUMBER MEANINGS PRODUCED BY HIGH SCHOOL STUDENTS
Autoria de: Guilherme Garcia Fernandes
Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale
Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Primeiro membro da banca: Iris Aparecida Custódio
Segundo membro da banca: José Antônio Araújo Andrade
Palavras-chaves: Ensino de Geometria, Significação, Teoria Histórico-Cultural, Análise Microgenética, Ensino Médio
Data da defesa: 12/04/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 22/04/2021
Data da publicação: 22/04/2021
Referência: Fernandes, G. G. NÚMERO DE OURO SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO . 2021. 111 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa de cunho qualitativo cujo foco está em compreender o movimento de significação nos processos de ensino e de aprendizagem do Número de Ouro com quinze estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública, nas aulas de Matemática juntamente com uma professora de matemática. Como perspectiva teórica, adotamos a histórico-cultural buscando discutir este movimento. Elencamos como objetivo específicos compreender o movimento de significação no ensino e na aprendizagem do Número de Ouro e refletir sobre as aprendizagens do pesquisador sobre sua própria prática nas aulas de matemática. A análise foi realizada com base no método microgenético, em que foram selecionadas duas unidades de análise, compostas por episódios, decorrentes do desenvolvimento de uma unidade didática. Sendo assim, apresentamos duas unidades de análise, são elas a produção de significações a partir de uma proposta de trabalho sobre o Número de Ouro e o uso de ferramentas para mediação no movimento de significações. Por meio da análise foi possível perceber indícios do movimento de significações dos estudantes quando inseridos numa prática problematizada do Número de Ouro.
Abstract: The present work is a qualitative research whose focus is on understanding the movement of meaning in the teaching and learning processes of the Golden Number with fifteen students in the second year of high school. This research was carried out in a public school, in the mathematics classes together with a mathematics teacher. As a theoretical perspective, we adopted the historical-cultural one seeking to discuss this movement. We list as specific objectives to understand the movement of meaning in the teaching and learning of the Golden Number and to reflect on the researchers learning about his own practice in mathematics classes. The analysis was performed based on the microgenetic method, in which two units of analysis were selected, composed of episodes, resulting from the development of a didactic unit. Therefore, we present two units of analysis, they are the production of meanings from a work proposal on the Golden Number and the use of tools for mediation in the movement of meanings. Through the analysis it was possible to perceive signs of the students movement of meanings when inserted in a problematic practice of the Golden Number.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47597
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Guilherme Garcia Fernandes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo