Título: Altas Habilidades Superdotação mapeamento das teses e dissertações no contexto da Educação Matemática
Título alternativo: Giftedness Mapping of theses and dissertations in the context of Mathematical Education
Autoria de: Lucas Fré Campos
Orientação de: Rosana Maria Mendes
Presidente da banca: Rosana Maria Mendes
Primeiro membro da banca: Adrielly Antonia Santos Gomes
Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Palavras-chaves: Educação Matemática Inclusiva, Altas Habilidades, Superdotação, Estado do Conhecimento, Mapeamento
Data da defesa: 12/02/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 18/02/2021
Data da publicação: 18/02/2021
Referência: Campos, L. F. Altas Habilidades Superdotação mapeamento das teses e dissertações no contexto da Educação Matemática. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo mapear as teses e dissertações que relacionam o processo de ensino e de aprendizagem de pessoas com Altas HabilidadesSuperdotação e Educação Matemática disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo bibliográfica. Após o levantamento das pesquisas realizadas que tratam sobre o tema, realizou-se um fichamento contendo algumas informações título, autor, orientador, instituição, resumo, ano de defesa, palavras-chave, sujeitos da pesquisa, local, recursos utilizados, procedimentos metodológicos, instrumentos de constituição de dados, conteúdos matemáticos discutidos, tipo de pesquisa e referências bibliográficas. Com base nessas informações contidas nessas fichas, foi realizada uma inferência sobre o conteúdo encontrado. Existe um vasto campo de pesquisa em Educação Matemática Inclusiva sobre as Altas HabilidadesSuperdotação, visto que foram poucos os trabalhos encontrados em nossa busca. Além disso, os estudos feitos para constituição do referencial teórico e os trabalhos encontrados no mapeamento apontam que a identificação das AH SD e adequação das metodologias de ensino possibilitam o enriquecimento da criatividade e motiva os estudantes com Altas Habilidades Superdotação a desenvolverem suas habilidades em Matemática e nas mais diversas áreas.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47526
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lucas Fré Campos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo