Título: GESTÃO DA SALA DE AULA UMA EXPERIÊNCIA ENTRE UMA FUTURA PROFESSORA E UMA PROFESSORA EXPERIENTE DE MATEMÁTICA
Autoria de: Vitória Vieira Silva
Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale
Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Primeiro membro da banca: Rosana Maria Mendes
Segundo membro da banca: Iris Aparecida Custódio
Palavras-chaves: Sucesso Escolar, Educação Matemática, Gestão da Sala de Aula, Prática Colaborativa, Professora Experiente
Data da defesa: 17/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 27/08/2020
Data da publicação: 27/08/2020
Referência: Silva, V. V. GESTÃO DA SALA DE AULA UMA EXPERIÊNCIA ENTRE UMA FUTURA PROFESSORA E UMA PROFESSORA EXPERIENTE DE MATEMÁTICA. 2020. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo estudar a relação entre a gestão da sala de aula e os possíveis fatores responsáveis pelo sucesso escolar em Matemática. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os dados foram constituídos por meio do desenvolvimento de uma unidade didática, das notas de campo e da gravação das aulas e reuniões de planejamento. Ao levar em consideração os fatores capazes de promover o Sucesso-Escolar em Matemática, fica nítida a importância do papel do professor, o que gera uma ligação direta com a gestão da sala de aula. Por meio das definições recorrentes sobre o assunto, é apresentada nesse trabalho como a união das seguintes competências Gestão do Planejamento Gestão do Conteúdo Gestão de Comportamentos Gestão da Comunicação e Gestão de Conflitos. Para a constituição dos dados foi desenvolvida uma unidade didática elaborada com base nas teorias propostas, estas aulas foram gravadas, transcritas e analisadas. Por fim, a análise dos dados se deu por meio da análise interpretativa, seguindo algumas categorias de análise, sempre como foco em quais fatores da gestão de sala de aula contribuíram para o sucesso escolar em Matemática, buscando compreender quais as possíveis ações docentes capazes de promover, em salas heterogêneas, o sucesso escolar em Matemática. Dessa forma, ao final dessa investigação foi possível identificar fatores da gestão da sala de aula fundamentais para o alcance do sucesso escolar em Matemática, como o planejamento, o trabalho colaborativo e a atenção voltada para a turma e para cada estudante, entre outros.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44845
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vitória Vieira Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo