Título: O DESENVOLVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DOS LOGARITMOS EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM
Autoria de: Adrielly Carvalho Andrade Rodrigues
Orientação de: Jose Antonio Araujo Andrade
Presidente da banca: José Antônio Araújo Andrade
Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Segundo membro da banca: Mário Henrique Andrade Claúdio
Palavras-chaves: Educação Matemática, Logaritmos, Lógico-Histórico, Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, Núcleos de Significação
Data da defesa: 25/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 07/12/2019
Data da publicação: 07/12/2019
Referência: Rodrigues, A. C. A. O DESENVOLVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DOS LOGARITMOS EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM. 2019. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar, a luz da teoria histórico-cultural, a seguinte questão de investigação Que elaborações conceituais os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, produzem no estudo de logaritmos por meio de uma perspectiva lógico-histórica. Para se alcançar esse objetivo geral, a pesquisa teve os seguintes objetivos específicos (1) Compreender o desenvolvimento lógico-histórico dos logaritmos, (2) Desenvolver situações desencadeadoras de aprendizagem no estudo de logaritmo, (3) Analisar o processo de significação produzido por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática em situações desencadeadoras de aprendizagem no estudo de logaritmo. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado na Universidade Federal de Lavras, com os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de diferentes períodos, no 2º semestre de 2019. Para o desenvolvimento das situações desencadeadoras de aprendizagem, a pesquisadora realizou uma oficina para atender ao terceiro objetivo específico. Para a produção dos dados da pesquisa, durante a oficina, a pesquisadora utilizou os seguintes instrumentos para a produção dos dados um gravador para cada dupla, os registros das atividades realizados pela dupla, um registro individual ao final da oficina sobre tudo que foi dado e o diário de campo da pesquisadora. Assim, os dados da pesquisa foram constituídos pelos registros escritos, as transcrições dos áudios que captaram o processo de formação do pensamento, os registros individuais e as notas de campo. A descrição, a análise e a interpretação dos dados foram feitas seguindo a lógica do procedimento metodológico denominado Núcleos de Significação que, com base na perspectiva histórico-cultural, ajuda na apropriação das significações constituídas pelo sujeito frente à realidade, e com isso foi possível estabelecer um conjunto de sessenta e nove (69) pré-indicadores 7 (sete) indicadores e 2 (dois) Núcleos de Significação. A partir dos resultados alcançados, podemos considerar que, mediante as Situações Desencadeadoras de Aprendizagem propostas, foi possível que os estudantes compreendessem o conceito de logaritmo e suas aplicações.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44775
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Adrielly Carvalho Andrade Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo