Título: RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
Autoria de: Taísa Oliveira da Paixão
Orientação de: Amanda Castro Oliveira
Presidente da banca: Amanda Castro Oliveira
Primeiro membro da banca: Rosana Maria Mendes
Segundo membro da banca: Mario Henrique Andrade Claudio
Palavras-chaves: Educação Matemática, Livro Didático, Imagens, Enunciados, Relações de Gênero
Data da defesa: 11/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 19/12/2019
Data da publicação: 19/12/2019
Referência: Paixão, T. O. d. RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA . 2019. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens e enunciados de uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental (Anos Finais), considerando gênero como uma categoria de análise. A coleção selecionada era utilizada na escola estadual em que a pesquisadora realizou o Estágio Supervisionado. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico. A questão que orientou o estudo foi Que concepções de relações de gênero estão presentes nas imagens e enunciados em uma coleção de livros didáticos de Matemática? As imagens e enunciados foram analisados e divididos em três grupos conforme as suas semelhanças, sendo 1- Práticas da vida cotidiana, 2 ???? Relação com os saberes matemáticos e 3 ???? Profissões. A análise dos dados evidenciou um desequilíbrio na representação das profissões que são designadas aos homens e às mulheres o que pode contribuir para reforçar estereótipos de gênero. Os outros dois grupos apresentaram certo equilíbrio. Na coleção predomina uma concepção de gênero tradicionalista baseada no determinismo biológico que ignora aspectos sociais historicamente construídos contribuindo para a naturalização e manutenção de padrões de gênero.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44782
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Taísa Oliveira da Paixão e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo