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Título: MOBILE LEARNING NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA O APLICATIVO GEOGEBRA GEOMETRIA NO ENSINO DE PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO

Autoria de: Rafaela de Carvalho Salvador

Orientação de: Jose Antonio Araujo Andrade

Coorientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade

Primeiro membro da banca: Prof(A). Dr(A) Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Prof(A). Mariane Mattos Ferreira

Terceiro membro da banca: Dr(A). Prof(A). Rosana Maria Mendes

Palavras-chaves: Aprendizagem móvel, Pontos notáveis no triângulo, Aplicativo GeoGebra Geometria, Pensamento geométrico, Educação mediada por tecnologias digitais

Data da defesa: 19/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 11/07/2019

Data da publicação: 11/07/2019

Referência: Salvador, R. d. C. MOBILE LEARNING NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA O APLICATIVO GEOGEBRA GEOMETRIA NO ENSINO DE PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO . 2019. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo sobre Mobile Learning no ensino de Geometria Plana. Apresenta-se como pergunta orientadora da pesquisa ??Que potencialidades o aplicativo GeoGebra Geometria pode apresentar para o processo ensino aprendizagem dos pontos notáveis do triângulo???. O nosso objetivo foi ??Analisar o processo de significação estabelecido nas resoluções de situações-problemas em Geometria Plana realizadas com a mediação do aplicativo GeoGebra Geometria??. Como fundamentação teórica esta pesquisa se baseou nos constructos teóricos da teoria histórico-cultural, tais como mediação, zona de desenvolvimento iminente, processo de significação, sentido, significados e situações desencadeadoras de aprendizagem, a fim de discutir o desenvolvimento do pensamento humano. Para refletir sobre o papel mediador da tecnologia digital, foi usado a noção de tecnologias da inteligência. Além disso, o trabalho aborda a formação do pensamento geométrico usando tecnologias digitais para potencializar a visualização geométrica e contribuir para a formação de imagens mentais. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula do oitavo ano de uma escola pública no sul de Minas Gerais com dezesseis estudantes. Utilizou-se o aplicativo para smartphone GeoGebra Geometria como artefato de mediação para o ensino e aprendizagem dos pontos notáveis de um triângulo. Para a constituição dos dados foi utilizado um aplicativo gratuito de gravador de tela e áudio externo do aparelho para as videogravações além de um gravador de voz registros escritos dos estudantes e notas de campo. Para a análise de dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo, para identificar os excertos dos dados relativo às categorias de análise estabelecidas a priori 1) O papel mediador do aplicativo GeoGebra Geometria e 2) Processo de significação estabelecidos no desenvolvimento do pensamento geométrico. Os resultados indicaram que as tecnologias móveis podem ser uma alternativa aos laboratórios de informática nas escolas, permitindo que as aulas com o uso de tecnologias digitais ocorram na própria sala de aula, como também podem modificar a lógica dos espaços escolares e romper com a cultura de que as aulas precisam ocorrer neste espaço a mediação propiciada pelo aplicativo GeoGebra Geometria possui um aspecto dinâmico que auxilia na visualização geométrica dos estudantes, trazendo a possibilidade de elaborar e testar, de forma rápida e simples, hipóteses e conjeturas matemáticas que auxiliam no processo de significação dos conceitos geométricos.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / matematica/index.php?dados=20191201520659

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44015

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rafaela de Carvalho Salvador e Universidade Federal de Lavras

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