Título: MOBILE LEARNING NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A CALCULADORA GRÁFICA GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES
Título alternativo: MOBILE LEARNING IN THE MATHEMATICAL EDUCATION THE GRAPHIC CALCULATOR GEOGRAPHS IN THE EDUCATION OF FUNCTIONS
Autoria de: Edilene Cristina Pedroso Azarias
Orientação de: Jose Antonio Araujo Andrade
Coorientação de: Rosana Maria Mendes
Presidente da banca: Prof. Dr. José Antonio Araújo Andrade
Primeiro membro da banca: Prof(A). Dr(A). Silvia Maria Medeiros Caporale
Segundo membro da banca: Prof(A). Mariane Mattos Ferreira
Terceiro membro da banca: Prof(A). Dr(A). Rosana Maria Mendes
Palavras-chaves: Aprendizagem Móvel, Tecnologias Digitais, Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade, Função
Data da defesa: 19/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 11/07/2019
Data da publicação: 11/07/2019
Referência: Azarias, E. C. P. MOBILE LEARNING NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A CALCULADORA GRÁFICA GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES. 2019. 144 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os processos de significação estabelecidos em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do conceito de função com a mediação do aplicativo Calculadora Gráfica GeoGebra para smartphones. Para tanto, buscaremos responder à questão de investigação Que potencialidades os smartphones apresentam no processo ensino aprendizagem do conceito de função?. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa e, foi realizada em uma escola particular situada em uma cidade do Sul de Minas, com cinco estudantes do 1º ano e dois do 2º ano, ambos do ensino médio. As SDA foram desenvolvidas em dois encontros, totalizando seis aulas. Para a produção dos dados e constituição da documentação da pesquisa foram utilizados transcrições das audiogravações realizadas nas aulas os registros escritos produzidos nas situações de aprendizagem e o diário de campo da pesquisadora. Como metodologia de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, sendo estabelecidas duas categorias de análise a priori 1) mediações desencadeadas pelo aplicativo Calculadora Gráfica GeoGebra e 2)processos de significação produzidos a respeito do conceito de função. Na análise dos dados buscou-se indícios das potencialidades do uso do smartphone na sala de aula como uma alternativa ao uso do laboratório de informática. Foi possível identificar que essa alternativa é viável desde que haja um planejamento por parte do professor, além de um contrato didático estabelecido inicialmente. Além disso, com o uso do aplicativo, eles puderam explorar os gráficos da função afim e da função quadrática, tendo a possibilidade de elaborar e testar conjecturas, o que os auxiliou a perceber as propriedades das referidas funções. Foi verificado também que a mediação do professor juntamente com a interação entre todos os envolvidos foi fundamental para a produção de sentidos e significados.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43727
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Edilene Cristina Pedroso Azarias e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo