SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: DEFICIÊNCIA VISUAL E BAIXA VISÃO ESTADO DO CONHECIMENTO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autoria de: Adrielly Antonia Santos Gomes

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Evelise Roman Corbalan Góis Freire

Palavras-chaves: Cegos, Baixa Visão, Educação Matemática, Educação Inclusiva, Estado do Conhecimento

Data da defesa: 11/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 27/06/2019

Data da publicação: 27/06/2019

Referência: Gomes, A. A. S. DEFICIÊNCIA VISUAL E BAIXA VISÃO ESTADO DO CONHECIMENTO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A presente pesquisa de caráter qualitativo enquadra-se no grupo de pesquisas denominadas ??Estado do Conhecimento?? e teve por objetivo ??realizar um mapeamento dos artigos científicos que relacionam a Educação Matemática e a Educação Inclusiva??. Desta forma, o corpus composto por 66 artigos, publicados de 2002 a 2018 constituiu-se a partir da Qualis Periódicos da Plataforma Sucupira nas áreas de avaliação de Ensino e Educação, em que examinou-se os artigos redigidos em português, disponíveis nas revistas de classificações A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5. Procurou-se responder o seguinte questionamento ??O que apontam os artigos científicos sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com as pessoas cegas ou com baixa visão???. Para verificação dos dados utilizou-se a metodologia análise de conteúdo. Através dos artigos analisados, evidenciou-se a necessidade de disciplinas nos cursos de formação inicial voltadas para a Educação Inclusiva nos cursos de Licenciatura, por conseguinte, devido a esta ausência, muitos docentes não se sentem preparados para ensinar conteúdos matemáticos a estudantes cegos ou com baixa visão. Percebeu-se também, a importância do meio social e do uso de recursos didáticos no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência visual.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / matematica/index.php?dados=20191201511209

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43610

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Adrielly Antonia Santos Gomes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo