Título: DEFICIÊNCIA VISUAL E BAIXA VISÃO ESTADO DO CONHECIMENTO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autoria de: Adrielly Antonia Santos Gomes
Orientação de: Rosana Maria Mendes
Presidente da banca: Rosana Maria Mendes
Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Segundo membro da banca: Evelise Roman Corbalan Góis Freire
Palavras-chaves: Cegos, Baixa Visão, Educação Matemática, Educação Inclusiva, Estado do Conhecimento
Data da defesa: 11/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 27/06/2019
Data da publicação: 27/06/2019
Referência: Gomes, A. A. S. DEFICIÊNCIA VISUAL E BAIXA VISÃO ESTADO DO CONHECIMENTO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A presente pesquisa de caráter qualitativo enquadra-se no grupo de pesquisas denominadas ??Estado do Conhecimento?? e teve por objetivo ??realizar um mapeamento dos artigos científicos que relacionam a Educação Matemática e a Educação Inclusiva??. Desta forma, o corpus composto por 66 artigos, publicados de 2002 a 2018 constituiu-se a partir da Qualis Periódicos da Plataforma Sucupira nas áreas de avaliação de Ensino e Educação, em que examinou-se os artigos redigidos em português, disponíveis nas revistas de classificações A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5. Procurou-se responder o seguinte questionamento ??O que apontam os artigos científicos sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com as pessoas cegas ou com baixa visão???. Para verificação dos dados utilizou-se a metodologia análise de conteúdo. Através dos artigos analisados, evidenciou-se a necessidade de disciplinas nos cursos de formação inicial voltadas para a Educação Inclusiva nos cursos de Licenciatura, por conseguinte, devido a esta ausência, muitos docentes não se sentem preparados para ensinar conteúdos matemáticos a estudantes cegos ou com baixa visão. Percebeu-se também, a importância do meio social e do uso de recursos didáticos no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência visual.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43610
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Adrielly Antonia Santos Gomes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo