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Título: Mulheres idosas na EJA percepção e relação com a Matemática em seus diferentes espaços de vivência

Autoria de: Lara Botelho Alvarenga

Orientação de: Mario Henrique Andrade Claudio

Presidente da banca: Mario Henrique Andrade Claudio

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Palavras-chaves: Educação, EJA, Idosas, Matemática, Mulheres.

Data da defesa: 19/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 09/05/2022

Data da publicação: 09/05/2024

Referência: Alvarenga, L. B. Mulheres idosas na EJA percepção e relação com a Matemática em seus diferentes espaços de vivência. 2022. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: No decorrer do tempo, a mulher passou por um processo de luta para conseguir firmar seu lugar na sociedade, devido a todas as desigualdades ocorridas no transcorrer da história, como o acesso à educação, e com isso, as salas de aula da EJA estão sendo ocupadas por essas pessoas que em algum momento das suas vidas não enxergaram condições para iniciar ou continuar seus estudos e desejam alcançar seus sonhos, que um dia foram esquecidos ou interrompidos. Portanto, este é o foco do presente trabalho conhecer a relação que mulheres idosas têm com a Matemática na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tem por objetivo identificar, caracterizar e descrever as suas percepções com a Matemática nos seus diversos espaços de vivência. Este trabalho é um estudo de abordagem qualitativa, realizado com duas participantes. Os dados foram constituídos a partir de um questionário socioeconômico e uma entrevista semiestruturada que foram gravadas, transcritas, e submetidas à análise de conteúdo. Buscamos observar a relação dessas mulheres idosas com a Matemática, ou seja, se conseguem perceber outras atividades fora da sala de aula em que a utilizam e também conhecer as suas trajetórias de vida e o que buscam para o futuro. Nesse contexto, as entrevistadas não tiveram outras escolhas a não ser trabalhar desde novas para ajudar com o sustento em casa, mais tarde, surgem questões atribuídas ao papel da mulher, como mãe, cuidadora dos filhos e das filhas. Outra questão importante que parece determinar a busca das mulheres idosas pela EJA é a conquista por um novo espaço de socialização, emancipação e reconhecimento, bem como o fortalecimento de sua autoestima. Os recortes das transcrições mostram como elas compreendem que a Matemática desempenha um papel importante no dia a dia, e por meio dela, compreendem que é um caminho para a busca de independência.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20212201611505

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lara Botelho Alvarenga e Universidade Federal de Lavras

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