Título: AVANÇANDO COM FRAÇÕES, UM JOGO CRIADO PARA O ENSINO INCLUSIVO
Título alternativo: ADVANCING WITH FRACTIONS, A GAME CREATED FOR INCLUSIVE EDUCATION
Autoria de: Arthur Leão Almeida
Orientação de: Helena Libardi
Presidente da banca: Helena Libardi
Primeiro membro da banca: Mario Henrique Andrade Claudio
Segundo membro da banca: Amanda Castro Oliveira
Palavras-chaves: Jogo Matemático, Inclusão, Fração, Educação Matemática, Jogo Educacional
Data da defesa: 18/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 01/12/2019
Data da publicação: 01/12/2019
Referência: Almeida, A. L. AVANÇANDO COM FRAÇÕES, UM JOGO CRIADO PARA O ENSINO INCLUSIVO. 2019. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Neste trabalho apresentamos o Jogo Avançando com Frações, criado para auxiliar no ensino de frações e que é adaptado para atender estudantes com deficiência visual do sexto ano do Ensino Fundamental II. O mesmo foi trabalhado com estudantes do curso de graduação em licenciatura em Matemática de uma universidade pública para fazer levantamentos positivos e negativos sobre o mesmo na intenção de aperfeiçoá-lo. Também com o objetivo de aperfeiçoar o jogo, foi feita uma análise bibliográfica em quatro anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, trazendo o que os autores vêm escrevendo sobre os temas relevantes ao nosso jogo. Acreditamos que o jogo desenvolvido, poderá ser um novo recurso a ser utilizado pelos professores de Matemática, beneficiando principalmente as salas de aula que contenham estudantes com deficiência visual na qual não há muitos recursos desse tipo.
Abstract: In this paper we present the Advancing with Fractions Game, created to assist in the teaching of fractions and which is adapted to serve students with visual impairment in the sixth grade of Elementary School II. It has been worked with undergraduate mathematics students from a public university to make positive and negative surveys about it in order to improve it. Also with the objective of improving the game, a bibliographic analysis was made in four annals of the National Meeting of Mathematical Education, bringing what the authors have been writing about the themes relevant to our game. We believe that the game developed may be a new feature for math teachers, especially benefiting classrooms that contain visually impaired students where there are not many such features.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20192201520639
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44770
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Arthur Leão Almeida e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo