Título: Contribuições da multimodalidade para a leitura de campanhas educativas
Autoria de: Bruna Andrade Resende
Orientação de: Helena Maria Ferreira
Presidente da banca: Helena Maria Ferreira
Primeiro membro da banca: Jaciluz Dias Fonseca
Segundo membro da banca: Amanda Jackeline Santos da Silva
Palavras-chaves: multimodalidade, leitura, campanhas educativas, dengue, gramática do Design visual.
Data da defesa: 22/07/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 24/07/2024
Data da publicação: 24/07/2024
Referência: Resende, B. A. Contribuições da multimodalidade para a leitura de campanhas educativas. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da teoria multimodalidade para a leitura de campanhas educativas. Para a consecução do trabalho, além de uma pesquisa teórica, foi escolhida uma campanha educativa para análise com o propósito de discutir os recursos linguísticos e semióticos. A pesquisa teórica se embasou nos estudos desenvolvidos por Vieira e Ferreira (2017), Ferreira (2020), Kress e Van Leeuwen (2006), Cabral (2013), entre outros. A campanha analisada versa sobre a prevenção da dengue e foi veiculada pela Prefeitura de Brusque (SC). A partir da análise realizada foi possível constatar que a teoriaabordagem da multimodalidade reside no reconhecimento de que a leitura vai além da modalidade escrita, englobando outras semioses, tais como imagens, cores, enquadramento etc., podendo promover novas habilidades relacionadas aos multiletramentos que são necessárias para uma atuação ativa e responsável na sociedade da informação.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20241201920916
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruna Andrade Resende e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo