SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: Contribuições da multimodalidade para a leitura de campanhas educativas

Autoria de: Bruna Andrade Resende

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Jaciluz Dias Fonseca

Segundo membro da banca: Amanda Jackeline Santos da Silva

Palavras-chaves: multimodalidade, leitura, campanhas educativas, dengue, gramática do Design visual.

Data da defesa: 22/07/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 24/07/2024

Data da publicação: 24/07/2024

Referência: Resende, B. A. Contribuições da multimodalidade para a leitura de campanhas educativas. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da teoria multimodalidade para a leitura de campanhas educativas. Para a consecução do trabalho, além de uma pesquisa teórica, foi escolhida uma campanha educativa para análise com o propósito de discutir os recursos linguísticos e semióticos. A pesquisa teórica se embasou nos estudos desenvolvidos por Vieira e Ferreira (2017), Ferreira (2020), Kress e Van Leeuwen (2006), Cabral (2013), entre outros. A campanha analisada versa sobre a prevenção da dengue e foi veiculada pela Prefeitura de Brusque (SC). A partir da análise realizada foi possível constatar que a teoriaabordagem da multimodalidade reside no reconhecimento de que a leitura vai além da modalidade escrita, englobando outras semioses, tais como imagens, cores, enquadramento etc., podendo promover novas habilidades relacionadas aos multiletramentos que são necessárias para uma atuação ativa e responsável na sociedade da informação.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20241201920916

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bruna Andrade Resende e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo