Título: IMERSÃO CULTURAL NA INFÂNCIA EM DIFERENTES CONTEXTOS ESTUDO DE CASO
Título alternativo: CULTURAL IMMERSION IN CHILDHOOD IN DIFFERENT CONTEXTS A CASE STUDY
Autoria de: Clara Máximo de Mello
Orientação de: Tania Regina de Souza Romero
Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Raquel Marcia Fontes Martins
Palavras-chaves: imersão cultural, interculturalidade, construção de identidade, infância, Zona de Desenvolvimento Proximal.
Data da defesa: 16/07/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 21/07/2024
Data da publicação: 21/07/2024
Referência: Mello, C. M. d. IMERSÃO CULTURAL NA INFÂNCIA EM DIFERENTES CONTEXTOS ESTUDO DE CASO. 2024. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O presente estudo investigou o processo de imersão cultural de uma criança estadunidense que iniciou interação com a cultura brasileira ainda em seu país de origem aos dois anos de idade. Posteriormente, a criança realizou um intercâmbio no Brasil por seis semanas. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, foi feita a partir de respostas de colaboradores que conviveram com a criança através de um questionário na plataforma Google Formulários. Tendo por base teórica as múltiplas definições de cultura, a interculturalidade, o processo de construção de identidade e a Zona de Desenvolvimento Proximal foram discutidas evidências de imersão cultural percebidas pelos colaboradores que são babás, família anfitriã brasileira e um tradutor que a acompanhou em Instituição educacional no Brasil. Especificamente, as perguntas de pesquisa foram A) Como uma criança pode evidenciar imersão cultural em diferentes contextos? B) Quais foram alguns dos indícios de imersão cultural observados em uma criança de 8 anos que teve contatos variados com a cultura brasileira? Os resultados indicaram que os indícios de imersão cultural são múltiplos e ocorrem de formas verbais e não-verbais. Além disso, foi perceptível como a viagem ao Brasil intensificou ainda mais esses aspectos e impactou diretamente no processo de construção de identidade da criança. Assim, têm-se, portanto, uma contribuição robusta ao campo da internacionalização com um grupo alvo pouco tratado na literatura.
Abstract: This study investigated the process of cultural immersion of an American child who began interacting with Brazilian culture in her home country at the age of two. Later, the child participated in a six-week exchange program in Brazil. The research, characterized as qualitative, was conducted based on responses from collaborators who interacted with the child through a questionnaire on the Google Forms platform. Based on theoretical foundations of multiple definitions of culture, interculturality, the identity construction process and the Zone of Proximal Development, evidence of cultural immersion perceived by the collaborators??who are babysitters, Brazilian host family, and a translator who accompanied the child in an educational institution in Brazil??was discussed. Specifically, the research questions were A) How can a child show evidence of cultural immersion in different contexts? B) What were some of the signs of cultural immersion observed in an 8-year-old child who had varied contacts with Brazilian culture? The results indicated that the signs of cultural immersion are multiple and occur in both verbal and non-verbal forms. Moreover, it was noticeable how the trip to Brazil further intensified these aspects and directly impacted the childs identity construction process. Therefore, this study provides a robust contribution to the field of internationalization with a target group that is scarcely addressed in the literature.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20241201820021
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Clara Máximo de Mello e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo