Título: MATERIAL DIDÁTICO DE PLA NO TELETANDEM REFLEXÕES EM NARRATIVA NO PERCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Título alternativo: PLA TEACHING MATERIAL IN TELETANDEM REFLECTIONS IN NARRATIVE ON THE TEACHER TRAINING COURSE
Autoria de: Maryna do Carmo Silva Morais
Orientação de: Tania Regina de Souza Romero
Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero
Primeiro membro da banca: Tufi Neder Neto
Segundo membro da banca: Marco Antonio Villarta Neder
Palavras-chaves: Material didático, Português como Língua Adicional (PLA), Teletandem, In-tandem, Narrativa.
Data da defesa: 29/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 07/12/2023
Data da publicação: 07/12/2023
Referência: Morais, M. d. C. S. MATERIAL DIDÁTICO DE PLA NO TELETANDEM REFLEXÕES EM NARRATIVA NO PERCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE . 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a narrativa escrita por uma estudante em formação, que é também a pesquisadora, durante sua participação no projeto Teletandem. O foco da análise está nos materiais didáticos utilizados para o ensino de língua portuguesa como língua adicional (PLA). Essa investigação se baseia em teorias de pesquisadores como Pereira e Romero (2020), Santos Velho e Schorghofer-Queiroz (2019) e outros. Este estudo se encaixa no contexto de uma pesquisa qualitativa, na qual a atenção se volta para o autor da narrativa, visando compreender as intenções por trás de seus escritos e o significado de seus atos. Os resultados indicam que a escolha de materiais buscou ensinar gramática de forma comunicativa, atendendo às necessidades da aprendiz e integrando aspectos culturais de maneira flexível, tornando as aulas participativas e contextualizadas.
Abstract: The objective of this research is to analyze the narrative written by a student in formation, who is also the researcher, during her participation in the Teletandem project. The focus of the analysis is on the didactic materials used for teaching Portuguese as an additional language (PLA). This investigation is based on theories from researchers such as Pereira and Romero (2020), Santos Velho and Schorghofer-Queiroz (2019), and others. This study fits into the context of qualitative research, where attention is directed towards the author of the narrative, aiming to understand the intentions behind her writings and the meaning of her actions. The results indicate that the choice of materials sought to teach grammar communicatively, meeting the learners needs and integrating cultural aspects flexibly, making the classes participatory and contextualized.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201910954
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maryna do Carmo Silva Morais e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo