Título: A PERSONAGEM MALDITA A TRAJETÓRIA DA LILITH SAGRADA DE LÚCIO CARDOSO
Título alternativo: THE CURSED CHARACTER THE TRAJECTORY OF THE SACRED LILITH BY LÚCIO CARDOSO
Autoria de: Luisa Amancio Fonseca
Orientação de: Rodrigo Garcia Barbosa
Presidente da banca: Rodrigo Garcia Barbosa
Primeiro membro da banca: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis
Segundo membro da banca: Larissa da Silva Lisboa Souza
Palavras-chaves: corpo, corpo feminino, performatividade de gênero, erotismo, sagrado
Data da defesa: 28/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 29/11/2023
Data da publicação: 29/11/2023
Referência: Fonseca, L. A. A PERSONAGEM MALDITA A TRAJETÓRIA DA LILITH SAGRADA DE LÚCIO CARDOSO. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Crônica da Casa Assassinada (1959), de Lúcio Cardoso, é uma obra construída por visões de narradores constituídos em um contexto de preceitos moralistas vindos de valores patriarcais e religiosos. Há um corpo, no entanto, que foge dessas normas de entender o mundo e a si mesmo o de Nina, mulher moderna que não aceita os valores impostos pela Casa. A personagem traça, durante as narrativas, uma linha de fuga por meio da busca do erótico, abrindo, desta forma, um novo espaço, seja dentro do enredo, no jardim da Casa, seja no contexto de produção e publicação da obra. Por isso, o presente estudo tem como objetivo principal, ao se basear em aportes teóricos contidos, principalmente, em Georges Bataille (2020) e Judith Butler (2003), analisar a posição e a trajetória desse corpo que se torna (des)educado, compreendendo o movimento entre interdição-transgressão, e a performatividade de gênero como instrumentos para o alcance do sagrado.
Abstract: Crônica da Casa Assassinada (1959), by Lúcio Cardoso, is a work constructed by the visions of narrators constituted in a context of moralistic precepts coming from patriarchal and religious values. There is a body, however, that deviates from these norms of understanding the world and itself that of Nina, a modern woman who does not accept the values imposed by the House. During the narratives, the character traces a line of escape through the search for the erotic, thus opening a new space, whether within the plot, in the garden of the House, or in the context of production and publication of the work. Therefore, the main objective of the present study, when based on theoretical contributions contained mainly in Georges Bataille (2020) and Judith Butler (2003), is to analyze the position and trajectory of this body that becomes (mis)educated, understanding the movement between interdiction-transgression, and gender performativity as instruments for achieving the sacred.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201910851
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luisa Amancio Fonseca e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo