Título: O ensino literário na escola básica em contribuição para a formação do leitor
Título alternativo: Literary teaching in elementary school in contribution to the formation of the reader
Autoria de: Thalize Fernanda Vilela
Orientação de: Andrea Portolomeos
Presidente da banca: Andrea Portolomeos
Primeiro membro da banca: Raquel Marcia Fontes Martins
Segundo membro da banca: Lara Fernandes Mariano
Palavras-chaves: literatura, ensino, leitura, práticas, letramento
Data da defesa: 05/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 12/07/2023
Data da publicação: 12/07/2023
Referência: Vilela, T. F. O ensino literário na escola básica em contribuição para a formação do leitor. 2023. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A dificuldade leitora da maioria dos jovens em nossa atualidade é algo preocupante. A cada dia eles se encontram mais distante das práticas de leitura de livros, bibliotecas, e se adentram mais no mundo tecnológico onde leituras mais difusas são praticadas. Essa mudança no contexto histórico tem impacto no ensino básico, pois as práticas de ensino de leitura através de livros tem se mostrado insuficiente para formação literária. Reconhecendo essas dificuldades, esse trabalho tem como objetivo identificar problemas dentro do contexto escolar no que se refere ao letramento literário e promover uma proposta de ensino para o aperfeiçoamento do trabalho com o texto literário na escola básica. Assim, com base nos autores Portolomeos(2022), Rossi (2019), Rocha (2004), Antunes (2015), Perrone-Moisés (2006), Cosson (2016), Aragão(2017), Matos e Vasconcelos (2018) entre outros autores, este TCC investiga a) como está a literatura em sala de aula b) a formação continuada de professores da escola básica para o ensino de literatura e propõe alternativas para um ensino literário mais inclusivo e emancipador.
Abstract: The reading difficulty of most young people today is something to worry about. Every day they find themselves more distant from the practices of reading books, libraries, and they enter more into the technological world where more diffuse readings are practiced. This change in the historical context has an impact on basic education, as the practices of teaching reading through books have proven to be insufficient for literary training. Recognizing these difficulties, this work aims to identify problems within the school context with regard to literary literacy and to promote a teaching proposal for the improvement of work with the literary text in elementary school. Thus, based on the authors Portolomeos(2022), Rossi (2019), Rocha (2004), Antunes (2015), Perrone-Moisés (2006), Cosson (2016), Aragão(2017), Matos and Vasconcelos (2018) among other authors, this TCC investigates a) how is literature in the classroom b) the continuing education of primary school teachers for teaching literature and proposes alternatives for a more inclusive and emancipating literary teaching.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201821015
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thalize Fernanda Vilela e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo