Título: A FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO PANDÊMICO ANÁLISE DE DIÁRIO REFLEXIVO
Título alternativo: TEACHER TRAINING IN A PANDEMIC CONTEXT ANALYSIS OF A REFLECTIVE DIARY
Autoria de: Luciene Correa Silvestre
Orientação de: Tania Regina de Souza Romero
Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero
Primeiro membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida
Segundo membro da banca: Jamila Viegas Rodrigues
Palavras-chaves: Formação, Ensino, Pandemia, Diário, Construção
Data da defesa: 11/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 26/07/2023
Data da publicação: 26/07/2023
Referência: Silvestre, L. C. A FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO PANDÊMICO ANÁLISE DE DIÁRIO REFLEXIVO. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Diante do momento pandêmico, muitas atividades cotidianas foram revistas, isso inclui também a área educacional, que precisou de se adaptar às modificações impostas pela pandemia da covid- 19. Nesse âmbito, o ensino remoto emergencial, ERE, passou a fazer parte da vida dos professores. Algumas dificuldades também fizeram parte do cotidiano e algumas discussões ganharam destaque, como a formação do professor. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar um diário reflexivo de formação docente de professora de língua inglesa, em tempos de pandemia, para compreender como se deu tal formação, em um momento tão difícil como o pandêmico. Para a realização desta pesquisa, foi utilizada a metodologia qualitativa, que buscou analisar os dados gerados a partir dos registros nos diários reflexivos escritos pela professora em formação. As discussões se respaldaram em autores que discutem, a formação de professores, o ensino de Língua Inglesa durante a pandemia e uso de diários reflexivos na formação docente. As análises indicam que o processo de formação docente da professora-pesquisadora foi marcado por dificuldades que incluem, uma lacuna nos cursos de licenciatura, o uso das tecnologias no ensino e a complexidade do ensino remoto emergencial (ERE).
Abstract: In the face of the pandemic, many daily activities have been reviewed, this also includes the educational area, which has had to adapt to the changes imposed by the covid-19 pandemic. In this context, emergency remote teaching, ERE, has become part of teachers lives. Some difficulties were also part of daily life and some discussions gained prominence, such as teacher training. In this sense, this work aims to analyze a reflective diary of teacher training of English language teachers, in times of pandemic, to understand how such training took place, in a time as difficult as the pandemic. To carry out this research, the qualitative methodology was used, which sought to analyze the data generated from the records in the reflective diaries written by the teacher in training. The discussions were supported by authors who discuss, teacher education, English language teaching during the pandemic and reflective diary use in teacher education. The analyses indicate that the teacher-researchers teacher training process was marked by difficulties that include, a gap in undergraduate courses, the use of technologies in teaching and the complexity of emergency remote teaching (ERE).
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201810724
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luciene Correa Silvestre e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo