Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LETRAMENTO DIGITAL UMA ANÁLISE QUANTITATIVA SOBRE LETRAMENTO DIGITAL NOS CURSOS DE LETRAS DA REGIÃO SUDESTE
Autoria de: Leonardo Pereira de Oliveira
Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida
Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida
Primeiro membro da banca: Tania Regina de Souza Romero
Segundo membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Palavras-chaves: Letramento Digital, Formação de Professores, Políticas Públicas, Tecnologias Digitais, TDIC
Data da defesa: 17/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 18/07/2023
Data da publicação: 18/07/2023
Referência: Oliveira, L. P. d. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LETRAMENTO DIGITAL UMA ANÁLISE QUANTITATIVA SOBRE LETRAMENTO DIGITAL NOS CURSOS DE LETRAS DA REGIÃO SUDESTE. 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este trabalho se dedica a analisar a formação de professores digitalmente letrados nos cursos de licenciatura em Letras da região Sudeste do Brasil. O objetivo é quantificar o tempo dedicado ao letramento digital nas disciplinas das diversas áreas da licenciatura em Letras, como literatura, línguas estrangeiras, metodologias etc. Dessa forma, busca-se avaliar se essa carga horária é suficiente para preparar adequadamente os futuros professores para a integração efetiva das TDIC no processo educacional. Este trabalho é necessário pois acreditamos que os impactos do mau ou não uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na sala de aula impacta diretamente na qualidade das aulas, sobretudo no ensino público brasileiro. Sob a luz dos estudos de pesquisadores como Almeida (2006, 2019), Reis (2012), Buzato (2006), Soares (2000), Cani (2019), Zacharias (2016), nosso referencial teórico discorre sobre perspectivas do que são as TDIC, analisa políticas públicas de incentivo ou fomento ao uso das TDIC em sala de aula qual o papel da formação de professores na problemática apresentada e como o letramento digital é fundamental para o novo futuro professor. A quantificação dos dados analisados e expostos em tabelas e gráficos possibilitam o inequívoco entendimento de que estes cursos dedicam pouquíssimo tempo em formar profissionais digitalmente letrados e, tragicamente, muitas vezes em disciplinas de caráter optativo, sequer possibilitando o novo futuro professor a ter um primeiro contato com uma área formativa tão fundamental em sua carreira. Ao compreender as limitações existentes na formação atual, será possível identificar possíveis lacunas e propor caminhos para aprimorar a formação de professores nessa área.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201810711
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leonardo Pereira de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
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