Título: CIÚME E VIOLÊNCIA EM TUDO É RIO, DE CARLA MADEIRA
Título alternativo: JEALOUSY AND VIOLENCE IN TUDO É RIO, BY CARLA MADEIRA
Autoria de: Vinicius Maximo Silva
Orientação de: Rodrigo Garcia Barbosa
Presidente da banca: Rodrigo Garcia Barbosa
Primeiro membro da banca: Denis Leandro Francisco
Segundo membro da banca: Larissa da Silva Lisboa Souza
Palavras-chaves: Ciúme, Violência, Narrador, Complexo de Édipo, Tudo é Rio.
Data da defesa: 10/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 13/07/2023
Data da publicação: 13/07/2023
Referência: Silva, V. M. CIÚME E VIOLÊNCIA EM TUDO É RIO, DE CARLA MADEIRA. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Pretende-se, neste trabalho, apresentar como o ciúme e a violência são evocados no romance Tudo é Rio, da escritora Carla Madeira (2021), analisando os desdobramentos da cena brutal protagonizada pelo personagem Venâncio que, devido ao seu ciúme possessivo para com sua esposa, arremessa o próprio filho recém-nascido na parede, pois acreditava que a criança roubaria a mãe para si, deixando-o de lado na relação. Através da perspectiva dos teóricos literários Jaime Ginzburg (2017) e Vera Lúcia Albuquerque de Moraes (2003), propõe-se também uma análise do papel do narrador na obra, estipulando suas nuances e a sua importância em narrativas permeadas de cenas violentas. Ademais, com o intuito de entender a origem do ciúme patológico do personagem, pretende-se abordar o complexo de Édipo, de Sigmund Freud (2011), e como o mal recalcamento, já na puberdade e na fase adulta, tende a ser externalizado através de neuroses mórbidas, vide que é na fase edipiana da criança que ocorre a definição das aptidões do indivíduo
Abstract: This work intends to present how jealousy and violence are evoked in the novel Tudo é Rio, by the writer Carla Madeira (2021), analyzing the unfolding of the brutal scene played by the character Venâncio who, due to his possessive jealousy towards his wife, throws their own newborn son at the wall, believing that the child would steal the mother for himself, leaving him aside in the relationship. Through the perspective of literary theorists Jaime Ginzburg (2017) and Vera Lúcia Albuquerque de Moraes (2003), an analysis of the role of the narrator in the work is also proposed, stipulating its nuances and its importance in narratives permeated with violent scenes. Furthermore, in order to understand the origin of the characters pathological jealousy, it is intended to address the Oedipus complex, by Sigmund Freud (2011), and how its non-repression, already in puberty and in adulthood, tends to be externalized through neuroses morbid, see that it is in the Oedipal phase of the child that the individuals aptitu
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201712095
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vinicius Maximo Silva e Universidade Federal de Lavras
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