Título: O ensino da gramatica de língua inglesa em escola publica em uma perspectiva corporificada
Autoria de: Patrícia de Paula Silva Lima
Orientação de: Thiago da Cunha Nascimento
Presidente da banca: Thiago da Cunha Nascimento
Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho Souza
Segundo membro da banca: Aline Barreto Costa Braga
Palavras-chaves: letramento crítico, Ensino, gramatica, linguística cognitiva, perspectiva corporificada
Data da defesa: 12/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 19/07/2023
Data da publicação: 19/07/2023
Referência: Lima, P. d. P. S. O ensino da gramatica de língua inglesa em escola publica em uma perspectiva corporificada. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho objetiva propor o ensino da gramática da língua inglesa numa perspectiva corporificada. Especificamente, relacionar, através de pesquisa bibliográfica, conceitos que possibilitem o Letramento Crítico, por meio de processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa apresentar noções básicas da linguagem corporificada, bem como demonstrar a aplicação dos pressupostos da linguística cognitiva no ensino da gramática. Para tal revisão, foram utilizados artigos de revistas e jornais científicos, publicações oficiais em diários do governo brasileiro por meio eletrônico, através de buscas em bases de dados na internet concernente ao Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Web of Science, Periódicos Capes. Os resultados foram responsáveis por fomentar a necessidade de uma abordagem corporificada e crítica ao ensino da língua inglesa, principalmente por meio da adoção de uma abordagem experiencialista de aprendizagem que possa atrelar não somente a construção do conteúdo, mas que sejam responsáveis por orientar em novas práticas pedagógicas, assim destacando a formação enquanto cidadão dos alunos, sua capacidade de reflexão e constituição identitária, por meio de respeito às diversidades. É nesse momento que o aluno constrói sua criticidade e possíveis percepções das relações existentes entre todos os elementos que vivenciam a atualidade de sua comunidade. Por meio do plano de aula apresentado, esses alunos poderão visualizar não somente o Simple Past, mas elementos emancipatórios que reconstruam e desconstruam sentidos e visões do mundo e suas possíveis transformações sociais.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201620811
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Patrícia de Paula Silva Lima e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo