Título: O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA UM ESTUDO DE CASO
Título alternativo: The process of language acquisition in inclusive special education A case study on autism
Autoria de: Guilherme de Campos Santos
Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins
Presidente da banca: Raquel Márcia Fontes Martins
Primeiro membro da banca: Márcia Fonseca de Amorim
Segundo membro da banca: Vinícius Luís Marcelino Rabello
Palavras-chaves: Aquisição da Linguagem, Autismo, Sociocognitivismo, Linguagem, Língua
Data da defesa: 21/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 16/12/2022
Data da publicação: 16/12/2022
Referência: Santos, G. d. C. O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA UM ESTUDO DE CASO. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O presente texto tem por mote apresentar concepções acerca dos processos de aquisição da linguagem na educação especial inclusiva a partir da perspectiva da linguística em confluência colaborativa com a psicologia e a sociologia, tendo por referência as teorias construtivista e generativa. As observações feitas neste trabalho foram obtidas no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras, UFLA, por meio de uma entrevista realizada com uma criança de cinco anos com desenvolvimento atípico. Nesse sentido, são elementares para a argumentação Noam Chomsky, Mário Eduardo Martelotta, Jean Piaget e Lev Vigotski. A primeira parte desta pesquisa dedica-se aos processos de aquisição da linguagem, em seguida o trabalho apresenta os aspectos do transtorno do espectro do autismo e termina com a apresentação e reflexão sobre o estudo de caso.
Abstract: The purpose of this text is to present conceptions about the processes of language acquisition in inclusive special education from the perspective of linguistics in collaborative confluence with psychology and sociology, with reference to constructivist and generative theories. The observations made in this work were obtained from the Childhood Education Center of the Federal University of Lavras, UFLA, through an interview with a five-year-old child with atypical development. In this sense, Noam Chomsky, Mário Eduardo Martelotta, Jean Piaget and Lev Vigotski are elementary for the argument. The first part of this research is dedicated to the processes of language acquisition, then the work presents aspects of autism spectrum disorder and ends with the presentation and reflection on the case study.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20222201610349
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Guilherme de Campos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo