Título: DA DISCÊNCIA À DOCÊNCIA RELATOS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NO PROJETO (TELE)TANDEM
Título alternativo: FROM STUDENT TO TEACHER REPORTS FROM A STUDENT TEACHER INVOLVED IN (TELE)TANDEM
Autoria de: Dandara Mesquita da Silva
Orientação de: Tania Regina de Souza Romero
Presidente da banca: Tufi Neder Neto
Primeiro membro da banca: Bruna da Silva Campos
Segundo membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida
Palavras-chaves: Diário, Crenças, Emoções, Identidade, Docente.
Data da defesa: 05/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 26/09/2022
Data da publicação: 26/09/2022
Referência: Silva, D. M. d. DA DISCÊNCIA À DOCÊNCIA RELATOS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NO PROJETO (TELE)TANDEM. 2022. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A meta da pesquisa é analisar o Diário de Bordo escrito por uma estudante em formação, a própria pesquisadora, durante a participação no projeto (Tele)tandem, investigando como a memória individual e coletiva, bem como as crenças e emoções podem influenciar a formação identitária da futura docente, com base em teóricos como Romero (2008 2020), Dorneles Irala (2013), Zabalza (2004), Aragão Cajazeira (2017), Telles Vassallo (2006), dentre outros pesquisadores. O presente trabalho se enquadra em uma pesquisa qualitativa em que a investigação recai sobre o autor dos diários, sobre a compreensão das intenções de seus escritos e do significado dos seus atos. Os resultados sugerem que, ao refletir sobre meu processo de ensino-aprendizagem por meio de diários, passo por momentos de transformação em minha identidade docente.
Abstract: The aim at this paper is to analyze the Logbook written by a pre-service teacher, the researcher herself, during the participation in the (Tele)tandem project, investigating how the individual and collective memory beliefs and emotions may influence the future professor????????????????s identity construction, based on theorists such as Romero (2008, 2020), Dornelles Irala (2013), Zabalza (2004), Aragão Cajazeira (2017), Telles Vassallo (2006), among other researchers. The present work is part of a qualitative research in which the investigation falls on the author of the diaries, on the understanding of the intentions of her writings and the meaning of her acts. The results suggest that, when invited to reflect on her teaching-learning process, this future teacher experiences transformation in her own teacher identity.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20221201810356
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Dandara Mesquita da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo