Título: A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA VIDEOANIMAÇÃO SPRING
Autoria de: Daniela Rodrigues
Orientação de: Helena Maria Ferreira
Presidente da banca: Helena Maria Ferreira
Primeiro membro da banca: Patrícia Vasconcelos Almeida
Segundo membro da banca: Jaciluz Dias Fonseca
Terceiro membro da banca: Taisa Rita Ragi
Palavras-chaves: Semiótica Social, Multiletramentos, Videoanimação, Pedagogia, Tecnologia
Data da defesa: 08/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 16/09/2022
Data da publicação: 16/09/2022
Referência: Rodrigues, D. A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA VIDEOANIMAÇÃO SPRING. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização de videoanimações em sala de aula, considerando os aspectos linguísticos, semióticos e discursivos. Para a concretização desse objetivo, parte-se de um estudo teórico sobre as contribuições do trabalho com textos multissemióticos como uma proposta didático-pedagógica. Para tal, adota-se a linha teórica da Semiótica Social e da Pedagogia dos Multiletramentos. Desse modo, entre os autores que embasam o estudo realizado merecem destaque Antunes (2015), Rojo e Almeida (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Zozzoli (2012). Além disso, apresenta-se uma proposta de análise da videoanimação ????Spring???? produzida por ????Blender Animation Studio???? e disponibilizada no youtube pelo canal ????AnimalsReview????. Assim, a partir da articulação entre teoria e prática, busca-se refletir sobre o ensino da leitura em espaço escolar, de modo a favorecer a formação de leitores proficientes. Por meio do trabalho realizado, foi possível constatar que as videoanimações apresentam potencialidades para a formação de leitores mais atentos aos aspectos linguísticos, semióticos e discursivos, possibilitando a identificação de elementos explícitos, a realização de inferências, a compreensão dos projetos de dizer dos produtores, o entendimento da estrutura composicional, bem como a ampliação da capacidade crítica e de funcionamentos das práticasdiscursivas.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20221201621282
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Daniela Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo