Título: POSSIBILIDADES DE MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COM APOIO NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO- FUNCIONAL E NA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
Título alternativo: POSSIBILITIES OF MULTILETERACIES IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES WITH SUPPORT IN SYSTEMIC-FUNCTIONAL LINGUISTICS AND VISUAL DESIGN GRAMMAR
Autoria de: Janaina Ferreira da Silva
Orientação de: Tania Regina de Souza Romero
Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero
Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza
Palavras-chaves: Língua Inglesa, Multiletramento, Multimodalidade, Histórias em Quadrinho, BNCC
Data da defesa: 27/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 03/05/2022
Data da publicação: 03/05/2022
Referência: Silva, J. F. d. POSSIBILIDADES DE MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COM APOIO NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO- FUNCIONAL E NA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O presente trabalho alinha-se à prática de multiletramentos e de leitura multimodal nas aulas de língua inglesa, e enfoca especificamente as imagens, mas também mostra como a articula-ção entre as imagens e a dimensão verbal se tornam um recurso para a construção de sentido. Além disso, tem como objetivo, uma proposta de análise de uma História em Quadrinhos que resgata um momento histórico dos Estados Unidos da América e busca, portanto, evidenciar a importância de se trabalhar com a língua como prática de comunicação em diferentes contex-tos de uso. Para fomentar essa discussão, foi utilizado um aporte teórico pautado em autores como Kress (2011), Kress e Van Leeuwen (2006), que trabalham com o conceito de multimo-dalidade, Rojo (2012), que discute acerca do multiletramento, além da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz as perspectivas do ensino de língua inglesa na escola básica. Para a realização da análise, foram utilizadas as teorias propostas por Halliday (1985, 1989, 2004) acerca da
Abstract: The present paper is aligned with the practice of multiliteracies and multimodal reading in English language classes, and specifically focuses on images, but also shows how the articulation between images and the verbal dimension becomes a resource for the construction of meaning. In addition, it aims at a proposal for the analysis of a graphic novel that recaps a historical moment in the United States of America and seeks, therefore, to highlight the importance of working with language as a practice of communication in different contexts of use. To foster this discussion, a theoretical contribution was used based on authors such as Kress (2011), Kress and Van Leeuwen (2006), who work with the concept of multimodality, Rojo (2012), who discusses about multiliteracies, in addition with the Common National Curriculum Base (BNCC), which brings the perspectives of English language teaching in basic school. To carry out the analysis, the theories proposed by Halliday (1985, 1989, 2004)about functional systemic-lin
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201811203
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54580
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Janaina Ferreira da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo