Título: A VIDEOANIMAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES AS POTENCIALIDADES DA VIDEOANIMAÇÃO ??SAVE RALPH?? PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Título alternativo: VIDEO ANIMATION AND READER TRAINING THE POTENTIALS OF VIDEO ANIMATION ??SAVE RALPH?? FOR PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES
Autoria de: Millena Carvalho Bastos
Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza
Palavras-chaves: Videoanimação, Letramento Digital, Multimodalidade, Tecnologias Digitais, Língua Portuguesa
Data da defesa: 28/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 05/05/2022
Data da publicação: 05/05/2022
Referência: Bastos, M. C. A VIDEOANIMAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES AS POTENCIALIDADES DA VIDEOANIMAÇÃO ??SAVE RALPH?? PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre as potencialidades da videoanimação ??Save Ralph?? para o trabalho docente nas aulas de Língua Portuguesa, com vistas analisar o referido gênero textualdiscursivo, destacando suas contribuições como recurso didático em sala de aula. Para tal propósito, adotamos como procedimento metodológico o estudo bibliográfico sobre letramento digital (XAVIER, 2005) (SOARES, 2002), multimodalidade (SILVA SOUZA CIPRIANO, 2015) e videoanimação (THOMAS JOHNSTON, 1995). Em um segundo momento, realizamos a análise da videoanimação ??Save Ralph??, no qual a escolha do material justifica-se por tratar de um tema bastante atual o uso de animais como cobaias para testes de cosméticos. Após as análises, concluímos que essa abordagem pode contribuir para a leitura das múltiplas linguagens, em um contexto social marcado pelo constante uso de tecnologias digitais e, consequentemente, por novas formas de linguagem. Além disso, pode suscitar discussões sobre temas mais amplos que envolvem a sociedade.
Abstract: This article aims to present a study on the potential of video animation ??Save Ralph?? for teaching work in Portuguese language classes, with a view to analyzing the aforementioned textualdiscursive genre, highlighting its contributions as a didactic resource in the classroom. For this purpose, we adopted as a methodological procedure the bibliographic study on digital literacy (XAVIER, 2005) (SOARES, 2002), multimodality (SILVA SOUZA CIPRIANO, 2015) and video animation (THOMAS JOHNSTON, 1995). The choice for the video animation Save Ralph is justified because it deals with a very current topic the use of animals as guinea pigs for cosmetics testings. After the analysis, we concluded that this approach can contribute to the reading of multiple languages, in a social context marked by the constant use of digital technologies and, consequently, by new forms of language. In addition, it can raise discussions on broader issues which involve society.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201810354
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55044
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Millena Carvalho Bastos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo