Título: A constituição do narrador nos contos Uma Amizade Sincera e Felicidade Clandestina de Clarice Lispector
Título alternativo: The constitution of the narrator in the short stories A Sincere Friendship and Clandestine Happiness by Clarice Lispector
Autoria de: Larissa Sena Rocha do Nascimento
Orientação de: Rodrigo Garcia Barbosa
Presidente da banca: Rodrigo Garcia Barbosa
Primeiro membro da banca: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis
Segundo membro da banca: Denis Leandro Francisco
Palavras-chaves: Literatura, Clarice Lispector, Conto, Diegese, Narrador
Data da defesa: 27/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 05/05/2022
Data da publicação: 05/05/2022
Referência: Nascimento, L. S. R. d. A constituição do narrador nos contos Uma Amizade Sincera e Felicidade Clandestina de Clarice Lispector. 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A obra de Clarice Lispector, que permeou o século XX, ainda hoje instiga a crítica e é pauta de muitas discussões na área de Estudos Literários. Apesar de Clarice ter estreado no romance, a autora também é uma importante contista e a produção de seus contos abarca uma parte significativa de toda sua obra. Essa pesquisa investiga as relações entre dois contos de Clarice Lispector, da obra Felicidade Clandestina, de 1967 ????????Felicidade Clandestina???????? e ????????Uma Amizade Sincera????????, analisando em ambos a ????????exacerbação do momento interior????????, conceito apresentado por Alfredo Bosi (1994), e as diferenças em relação ao tipo de narrador (um autodiegético e o outro homodiegético com traços de autodiegese), conceituados por Gerárd Genette (1998). Embora ambos os contos se valham do registro na 1ª pessoa, há uma diferença significativa no que se refere à questão da homo e a da autodiegese. Pretende-se investigar, assim, como esses narradores se diferem e qual o impacto deles na definição do ????????momento interior????????. Além do mais, são relacionados com os contos as diferentes perspectivas do narrador colocadas por Luís Alberto Brandão Santos e Silvana Pessôa de Oliveira (2001) como ????????visão com????????, ????????visão de fora???????? e ????????visão por detrás????????.
Abstract: The work of Clarice Lispector, which permeated the 20th century, still instigates criticism and is the subject of many discussions in the field of Literary Studies. Although Clarices debut was in the novel, she is also an important short story writer, and the production of her short stories encompasses a significant part of her entire oeuvre. This research investigates the affinity between two short stories by Clarice Lispector, from the 1967 work Felicidade Clandestina Clandestine Happiness and A Sincere Friendship, both of them of exacerbation of the inner moment, a concept posited by Alfredo Bosi (1994), and the differences in relation to the type of narrator (one autodiegetic and the other homodiegetic with lines of autodiegesis), conceptualized by Gerárd Genette (1998). Although both short stories makes use of the 1st person register, there is a significant difference regarding the issue of homo and autodiegesis. It is intended to investigate, thus, how these narrators differ and what impact they have on the question of the inner moment. In addition, the different perspectives of the narrator placed by Luís Alberto Brandão Santos and Silvana Pessôa de Oliveira (2001) as ????????vision with????????, ????????vision from outside???????? and ????????vision behind???????? are related to the short stories.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201620781
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54917
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Larissa Sena Rocha do Nascimento e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo