Título: MANIFESTAÇÕES DA BRANQUITUDE CRÍTICA E ACRÍTICA UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO EMBRANQUECIMENTO DO SUJEITO HISTÓRICO MACHADO DE ASSIS
Autoria de: Ana Carolina Assis de Almeida
Orientação de: Marco Antonio Villarta Neder
Presidente da banca: Marco Antonio Villarta-Neder
Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza
Segundo membro da banca: Caroline Aparecida de Lima
Palavras-chaves: enunciado, corpo, sujeito, arquitetônica, discurso
Data da defesa: 20/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 02/05/2022
Data da publicação: 02/05/2024
Referência: Almeida, A. C. A. d. MANIFESTAÇÕES DA BRANQUITUDE CRÍTICA E ACRÍTICA UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO EMBRANQUECIMENTO DO SUJEITO HISTÓRICO MACHADO DE ASSIS. 2022. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Diante da existência do racismo na sociedade brasileira e das tentativas e estratégias de mascaramento de tal fenômeno social, buscamos nos estudos discursivos do campo teórico bakhtiniano elucidar ????????????????como sujeitos brancos se posicionam por meio da linguagem na interação dialógica nos enunciados sobre a pertença racial de Machado de Assis e seu embranquecimento?????????????????. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a construção étnico-racial do sujeito Machado de Assis em duas campanhas publicitárias realizadas em comemoração ao aniversário do Banco Caixa Econômica Federal. A análise se respalda nos conceitos teóricos do Círculo de Bakhtin, tais como Arquitetônica, Enunciado e Corpo, com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a construção do sujeito histórico por meio de enunciados e manifestação da branquitude apontados por Lourenço Cardoso. Tal análise tem o intuito de (I) refletir como a branquitude crítica e a branquitude acrítica (CARDOSO, 2010) se posicionam a partir de sujeitos que se manifestam virtualmente em comentários e (II) como tais enunciados contribuem na construção do sujeito histórico Machado de Assis. E possui como corpus duas peças publicitárias e comentários veiculados no youtube.com em ambos os vídeos. Este trabalho busca contribuir com reflexões sobre as sutilezas do racismo no Brasil, sobre os discursos da branquitude que se materializam por meio da linguagem e propõe, finalmente, uma abordagem crítica sobre a importância de representatividade de personalidades negras ilustres da cultura brasileira.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201610640
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Assis de Almeida e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo