Título: O TRATAMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO BURITI
Autoria de: Camila Cristina Moreira Silva
Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins
Presidente da banca: Andrea Portolomeos
Primeiro membro da banca: Lara Fernandes Mariano
Segundo membro da banca: Alice de Fátima Vilela
Palavras-chaves: Alfabetização, Aquisição da Linguagem, Consciência fonológica, Ensino Fundamental I, Livro didático
Data da defesa: 28/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 06/05/2022
Data da publicação: 06/05/2022
Referência: Silva, C. C. M. O TRATAMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO BURITI. 2022. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Os desafios que dizem respeito à aprendizagem inicial da leitura e da escrita têm perpassado inúmeros debates e pesquisas. Ao observar a abordagem de questões relacionadas ao processo de alfabetização e letramento, fica evidente que ambos se destacam como processos indissociáveis, ou seja, devem caminhar juntos, para que o aluno possa estar alfabetizado. Para tal, é importante que ocorram práticas de letramento no ambiente escolar tendo em vista o uso de práticas sociais de leitura e escrita, permitindo compreender a importância e a necessidade em desenvolvê-las nas séries iniciais. Focando na alfabetização, este estudo teve como objetivo primordial verificar o tratamento da consciência fonológica no livro didático do 1? Ano do Ensino Fundamental I, da coleção Buriti - Mais Português, da Editora Moderna (20192022). Os resultados evidenciaram que o conteúdo e as atividades exigidas no livro didático (LD) são de grande relevância para a reflexão acerca da consciência fonológica (CF) e seus níveis (consciência fonêmica, consciência de palavra, consciência silábica, consciência de rimas e aliterações e entre outras), porém ainda sendo necessário um maior investimento acerca do tratamento da CF em relação às atividades propostas e também a autonomia do professor em aplicar novas metodologias.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201410077
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55046
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Camila Cristina Moreira Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo