Título: TRATAMENTO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Título alternativo: APPROACH TO LINGUISTIC PREJUDICE IN PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES OF ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL
Autoria de: Carol Cristina Santos Martins
Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins
Presidente da banca: Raquel Marcia Fontes Martins
Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Marciano Renato Ribeiro
Palavras-chaves: variação linguística, preconceito linguístico, ensino, sociolinguística, bncc
Data da defesa: 08/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 19/11/2021
Data da publicação: 19/11/2021
Referência: Martins, C. C. S. TRATAMENTO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2021. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O fenômeno da variação linguística faz parte das características de todas as línguas, ele está presente na fala de cada sujeito, em diversas situações de comunicação, em que o falante adapta a linguagem, conforme a necessidade. Entretanto, ainda existem visões e atitudes negativas em relação a alguns falares regionais ou sociais, os quais são julgados inferiores por não fazerem parte da norma padrão. As formas diferentes dessa norma de verbalizar algumas palavras ou expressões na Língua Portuguesa são raramente apreciadas devido a uma cultura que pré-determina a forma correta de falar. A abordagem adotada para a apresentação desta pesquisa apoia-se nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista, baseada em Labov (1968 1972) e, nos estudiosos Bagno (2005 2007), Bortoni-Ricardo (2004 2005), entre outros. O objetivo do presente trabalho é analisar o tratamento do preconceito linguístico nas aulas de língua portuguesa, a abordagem da BNCC (2018) sobre o tema e os materiais didáticos utilizados pelas volunt
Abstract: The phenomenonoflinguisticvariationispartofthecharacteristicsofalllanguages. It ispresent in the speech ofeach individual, in many communication situations in whichthe speaker adaptsthelanguage as needed. However, there are still negative viewsandattitudestowards some regional or social speeches, which are considered inferior for notbeingpartofthe standard norm. Thesedifferentwaysofverbalizing some wordsorexpressions in thePortugueselanguage are rarelyappreciatedordiscusseddueto a culturethatpre-determinesthecorrectwaytospeak. In theseterms, the approach ofthisresearchreliesontheassumptionsofVariationistSociolinguistics, initiatedbyLabov (1968 1972), andon scholars Bagno (2005 2007), Bortoni-Ricardo (2004 2005), amongothers. Thisworkaimsatanalyzingthe approach tolinguisticprejudice in Portugueselanguage classes. The approach of BNCC (2018) onthesubjectwasconsidered. In themethodology, data wascollectedthrough interviews conductedwithsixelementaryand high schoolteachers. Data analysisallowedustoverifythat,
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201721329
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53729
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Carol Cristina Santos Martins e Universidade Federal de Lavras
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