Título: A MULHER IMORAL DO SÉCULO XX UMA PERSPECTIVA DA OBRA DE GILKA MACHADO
Título alternativo: THE IMMORAL WOMAN OF THE TWENTIETH CENTURY A PERSPECTIVE OF THE GILKA MACHADO????????????????S WORK
Autoria de: Layla Rosa Maciel Pereira
Orientação de: Andrea Portolomeos
Presidente da banca: Andréa Portolomeos
Primeiro membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira
Segundo membro da banca: Gabriela Farias da Silva
Terceiro membro da banca: Glauco Soares Joaquim
Palavras-chaves: Representação Social da Mulher, Poesia, Crítica Canônica, Sociedade Patriarcal, Erotismo
Data da defesa: 02/09/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 08/12/2021
Data da publicação: 08/12/2021
Referência: Pereira, L. R. M. A MULHER IMORAL DO SÉCULO XX UMA PERSPECTIVA DA OBRA DE GILKA MACHADO. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade investigar a representação social da mulher no campo literário brasileiro. Nesse sentido, percorre a identidade poética de alteridade erótica da precursora e ativista Gilka Machado (1893-1980), bem como examina aspectos de sua obra à luz de Darlene J. Sadlier, Simone de Beauvoir, entre outras concepções. Especificamente, analisa Mulher Nua (1922) e Sublimação (1938), a fim de discutir uma cultura literária patriarcal que relega esses escritos, esteticamente tão potentes, a um lugar marginal dentro do cânone modernista. Conclui-se que as produções de Gilka propõem uma reordenação do papel e do espaço da mulher, tanto na sociedade, quanto na poesia brasileira.
Abstract: This project aims to investigate the social representation of women in the Brazilian literary field. In these terms, it examines the poetic identity of erotic alterity on the precursor and activist Gilka Machado (1893-1980) as well as emphasizes aspects of her work in the light of Darlene J. Sadlier, Simone de Beauvoir, among other conceptions. Specifically, it explores Mulher Nua (1922) and Sublimação (1938) to discuss a patriarchal literary culture that relegates these aesthetically potent writings to a marginal sphere within the modernist canon. In conclusion, Gilka????????????????s productions propose a reorganization of the role and of the space of women, both in society and in Brazilian poetry.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720677
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53871
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Layla Rosa Maciel Pereira e Universidade Federal de Lavras
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