Título: ESQUECIMENTO E INTERDITOS EM TORNO DE UM ACONTECIMENTO DISCURSOS QUE CLAMAM PELO RETORNO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL
Autoria de: Wesley Felipe Andrade Assis
Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim
Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim
Primeiro membro da banca: Marcio Rogerio de Oliveira Cano
Segundo membro da banca: Helena Maria Ferreira
Palavras-chaves: Análise de Discurso, Acontecimento, Discurso, Intervenção Militar, Atos antidemocráticos.
Data da defesa: 12/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 24/11/2021
Data da publicação: 24/11/2021
Referência: Assis, W. F. A. ESQUECIMENTO E INTERDITOS EM TORNO DE UM ACONTECIMENTO DISCURSOS QUE CLAMAM PELO RETORNO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo analisar os discursos antidemocráticos presentes no ato do dia 31 de março de 2021 à luz dos estudos da Análise de Discurso (AD) de cunho materialista. Busca-se investigar e refletir quais são os sujeitos que proferem esses discursos, em que formações discursivas eles se situam e, também, identificar os discursos silenciados eou apagados por meio dessa manifestação marcada pela celebração do Golpe Militar de 1964 em diversas capitais do Brasil, mais especificamente, no ato ocorrido na cidade de São Paulo, Marcha da Família Cristã pela Liberdade, em que foram reunidos os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Os manifestantes, que usavam roupas em verde e amarelo eou estavam enrolados na bandeira nacional, pediam, principalmente, ????Intervenção Militar com Bolsonaro no poder????. Posto isso, esta pesquisa se justifica por expor o esquecimento sobre a história por trás da Ditadura, o discurso antidemocrático e como a sua reincidência nos atos que clamam por uma Intervenção Militar têm se mostrado uma ameaça à democracia brasileira. Nesse caminho, as reflexões propostas neste trabalho encontram-se ancoradas nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso, de cunho materialista, a partir dos estudos de Pêcheux (2006) e de Orlandi (2002, 2012, 2015) e dos conceitos de formação discursiva, interdito e vontade de verdade propostos por Foucault (1996, 2008). Trata-se de uma pesquisa teórica, de natureza qualitativa. São utilizadas, como material para a análise, seis fotografias retiradas do jornal da Folha de São Paulo que registraram os sujeitos e os discursos disseminados por eles. Por meio do trabalho, foi possível compreender que os discursos retomam já ditos e que os interditos e a censura instaurados no Golpe de 64 ainda se perduram em atos políticos atuais, manifestando uma vontade de verdade no acontecimento 31 de março e promovendo uma ameaça para muitos sujeitos e para a democracia brasileira. Além disso, observou-se que, mesmo em momentos de repressão, a resistência e a tensão sob os interditos são iminentes nas práticas discursivas.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720676
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54313
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Wesley Felipe Andrade Assis e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo