Título: A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORA DE LÍNGUAS NA ÓTICA DO PIBID-INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL E IDENTITÁRIA
Título alternativo: A LANGUAGE TEACHER CONSTITUTION FROM THE PERSPECTIVE OF PIBID-ENGLISH IN PUBLIC SCHOOLS A SYSTEMIC-FUNCTIONAL AND IDENTITY ANALYSIS
Autoria de: Vitoria Caroline Rosa Prado
Orientação de: Tania Regina de Souza Romero
Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero
Primeiro membro da banca: Tufi Neder Neto
Segundo membro da banca: Maria Eugenia Batista
Palavras-chaves: Identidades, Pesquisa narrativa, Formação de professores, Linguística Sistêmico-funcional, PIBID
Data da defesa: 08/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 19/11/2021
Data da publicação: 19/11/2021
Referência: Prado, V. C. R. A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORA DE LÍNGUAS NA ÓTICA DO PIBID-INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL E IDENTITÁRIA. 2021. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A formação inicial do (futuro) professor é espaço profícuo para a constituição de identidades, posto que elas são construídas no processo de interação social, pela mediação da linguagem (BARKHUIZEN, 2017 LEIBOWITZ, 2017), portanto, é relevante que se reflita sobre as (inter)ações que a influenciam. Nessa ótica, este trabalho busca refletir sobre o envolvimento do PIBID-Inglês na prematuridade docente e na concepção de novas visões sobre o ensinar-aprender, além de investigar o processo de construções identitárias viabilizado por esse projeto. A abordagem teórico-metodológica norteadora do trabalho está alicerçada na pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), porquanto, ao não preconizar generalizações, privilegia a compreensão de significados construídos por indivíduos, compreendendo as inter-relações que emergem de um dado contexto (ALVES-MAZZOTTI GEWANDSZNAJDER, 2004). Assim, o foco é compreender e refletir sobre a experiência da autora-pesquisadora durante o período de atividade no PIBID e interagir d
Abstract: The (pre-service) teacher education is a fruitful space for identities compositions, since they are built in the social interaction process, through language mediation (BARKHUIZEN, 2017 LEIBOWITZ, 2017), therefore, it is important in this particular moment to reflect on the (inter)actions which influence them. From this perspective, this work aims to reflect on the involvement of PIBID-English in the prematurity of teachers and in the conception of new views on teaching-learning, in addition to investigating the process of identity constructions triggred by this project. This paper??s theoretical-methodological approach is based on qualitative research (BORTONI-RICARDO, 2008), as, by not recommending generalizations, it privileges the understanding of meanings constructed by individuals, comprehending interrelationships which emerge from a given context (ALVES ??MAZZOTTI GEWANDSZNAJDER, 2004). Thus, the focus is on understanding and reflecting on the experience of the author-researcher during the PIBIDs acti
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720669
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53872
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vitoria Caroline Rosa Prado e Universidade Federal de Lavras
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