Título: O PAPEL DA CULTURA E DAS EMOÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA IN TANDEM.
Título alternativo: THE ROLE OF CULTURE AND EMOTIONS IN LANGUAGE TEACHING AND LEARNING REFLECTIONS FROM AN IN TANDEM EXPERIENCE
Autoria de: Guilherme Augusto de Figueiredo Carneiro
Orientação de: Tania Regina de Souza Romero
Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero
Primeiro membro da banca: Tufi Neder Neto
Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza
Palavras-chaves: Emoções, Cultura, Ensino-aprendizagem de línguas, In tandem, Formação de professores
Data da defesa: 20/10/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 06/11/2021
Data da publicação: 06/11/2021
Referência: Carneiro, G. A. d. F. O PAPEL DA CULTURA E DAS EMOÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA IN TANDEM.. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Tendo como o contexto um intercâmbio linguístico e cultural entre estudantes da Universidade Federal de Lavras e da Columbia University numa abordagem de ensino-aprendizagem in tandem, este trabalho tem como objetivo entender o papel das emoções e dos aspectos culturais no ensino-aprendizagem de línguas nesse intercâmbio. Para isso, inicialmente faz-se um breve histórico de experiências semelhantes no mundo e no Brasil, tendo como base discussões de Koh et. al. (2020) e Telles e Vassallo (2006). Posteriormente são feitas discussões sobre o papel das emoções no ensino-aprendizagem de línguas, a partir de Aragão (2005), Aragão (2008), Arcanjo (2019), Avelino (2019), Silva e Barcelos (2021). Também são realizadas discussões sobre os aspectos culturais presentes no ensino aprendizagem de línguas, fundamentando-se em Kramsch (2017), Rocha e Gileno (2015), Dias (2019), Moretti e Salomão (2019) e Bosch (2015). Em seguida, é analisado o papel das narrativas reflexivas no desenvolvimento do professor, a partir de concepções de Liberali (1999), Barcelos (2020), Andrade e Almeida (2018), e Mello (2020). Os dados analisados foram obtidos por meio de narrativas reflexivas escritas durante o intercâmbio, e são discutidos à luz das concepções teóricas presentes neste trabalho. Os resultados apontam que as emoções podem conduzir as atitudes do professor e do aprendiz de línguas, e que os aspectos culturais se manifestam num contexto de ensino-aprendizagem de línguas.
Abstract: Having as context a linguistic and cultural exchange between students from Universidade Federal de Lavras and Columbia University in a tandem teaching-learning approach, this paper aims to understand the role of emotions and cultural aspects in language teaching-learning in this exchange. Initially, a brief history of similar experiences in the world and Brazil is presented, based on discussions by Koh et. al. (2020) and Telles and Vassallo (2006). Subsequently, discussions about the role of emotions in language teaching-learning are made, based on Aragão (2005), Aragão (2008), Arcanjo (2019), Avelino (2019), Silva and Barcelos (2021). Discussions on the cultural aspects present in teaching language learning are also conducted, drawing on Kramsch (2017), Rocha and Gileno (2015), Dias (2019), Moretti and Salomão (2019), and Bosch (2015). Next, the role of reflective narratives in teacher development is analyzed, drawing on conceptions by Liberali (1999), Barcelos (2020), Andrade and Almeida (2018), and Mello (2020). The analyzed data were obtained through reflective narratives written during the exchange, and are discussed in light of the theoretical conceptions present in this paper. The results point out that emotions can drive teacher and language learner attitudes, and those cultural aspects manifest themselves in a language teaching-learning context.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201610346
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53742
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Guilherme Augusto de Figueiredo Carneiro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo