Título: O ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Título alternativo: LITERATURE TEACHING AT SCHOOL PERSPECTIVES AND CHALLENGES
Autoria de: Susana Vieira Rismo Nepomuceno
Orientação de: Andrea Portolomeos
Presidente da banca: Andréa Portolomeos
Primeiro membro da banca: Raquel Marcia Fontes Martins
Segundo membro da banca: Glauco Soares Joaquim
Palavras-chaves: Ensino de literatura, Educação estética, Fruição literária, Teoria Literária, Leitor literário
Data da defesa: 25/01/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 26/01/2021
Data da publicação: 26/01/2021
Referência: Nepomuceno, S. V. R. O ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA PERSPECTIVAS E DESAFIOS . 2021. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Antonio Candido, no texto O direito à literatura, argumenta que o texto literário proporciona ao leitor uma experiência libertadora e humanizadora. O crítico defende que, através da leitura de fruição, o leitor tende a se tornar um sujeito mais compreensivo, sensível e, consequentemente, mais humano. Em 2018,a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial da educação brasileira, é homologada, oferecendo aos professores orientações que dialogam com o posicionamento de Candido. Todavia, apesar de o documento trazer novas e interessantes perspectivas para as aulas de literatura, também se perde em diretrizes que desvirtuam o texto literário enquanto objeto estético. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar e discutir alguns pontos do ensino de literatura na atualidade de maneira a promover um ensino mais efetivo desse conhecimento. Nesse sentido, investiga a especificidade da linguagem literária que precisa ser entendida enquanto ling
Abstract: Antonio Candido, in the text The right to literature, argues that the literary text provides the reader an experience and humanizing. The critic argues that, through fruition reading, the reader tends to become a more understanding, sensitive and, consequently, more human subject. In 2018, the National Common Curricular Base (BNCC), the official document of Brazilian education, is approved, offering teachers guidelines that dialogue with Candidos position. However, although the document brings new and interesting perspectives for literature classes, it is also lost in guidelines that distort the literary text as an aesthetic object.Therefore,the present work aims to investigate some points of literature teaching today in order to promote amore effective teaching of this knowledge. In this sense, it investigates the specificity of the literary language that needs to be understood as an artistic language by the teacher of basic education and reflects on advances and impasses present in the BNCC with regard to t
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201710936
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47513
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Susana Vieira Rismo Nepomuceno e Universidade Federal de Lavras
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