Título: CRENÇAS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA UM ESTUDO COMPARATIVO
Autoria de: Lais Padovani Silva Souza
Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida
Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida
Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza
Segundo membro da banca: Ana Carolina de Laurentiis Brandão
Terceiro membro da banca: Tania Regina de Souza Romero
Palavras-chaves: Sala de aula, Papel ativo, Internet, Crenças, Aprendizagem.
Data da defesa: 04/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 24/05/2021
Data da publicação: 24/05/2021
Referência: Souza, L. P. S. CRENÇAS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA UM ESTUDO COMPARATIVO . 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este estudo tem o propósito de realizar uma investigação sobre as crenças de aprendizagem da Língua Inglesa. A escolha deste tema foi baseada em sua atual relevância para o cenário da sala de aula. Sabe-se que nas salas de aula o professor pode ter um papel mais ativo que o do aluno, então o objetivo ao investigar as crenças dos alunos de Letras é saber quais são essas crenças e, posteriormente, criar uma reflexão sobre elas. Além desse objetivo, acrescenta-se a comparação entre este trabalho e o trabalho feito por Barcelos (1995), no qual ela investiga a crença de seus alunos. Para que essa comparação fosse concretizada, realizou-se uma pesquisa qualitativa para que obtivesse dados para investigação e compreensão das crenças dos alunos. Durante a análise verificou-se que o uso da internet para os estudos está muito recorrente entre os alunos, revelando assim, uma crença majoritária entre eles que usar a internet é eficiente para aprender a língua. Para o desenvolvimento teórico deste trabalho utilizou-se pesquisas de autores como Horwitz (1983) Wenden (1986) Leffa (1991) para uma melhor explicação de como essas crenças no processo de aprendizagem surgiram e como elas foram se consolidando. Dessa forma, assim como o trabalho desses pesquisadores, a atual pesquisa também pode colaborar com futuros estudos sobre o tema, além de servir como base para que se entenda melhor sobre as crenças de aprendizagem da língua inglesa.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201710411
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47627
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lais Padovani Silva Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo